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Duas semanas atrás a F-Indy desembarcou no Brasil, para a realização de sua quarta etapa da temporada 2011, a São Paulo Indy 300, disputada no Circuito Anhembi. Entre os feras da categoria esteve o piloto norte-americano Charlie Kimball – da equipe Novo Nordisk Chip Ganassi Racing Team – que chamou atenção do publico e da mídia por ser o único desportista dentre as categorias top do automobilismo mundial que é diabético do Tipo 1.
Para auxiliar a superar as dificuldades decorrentes da diabetes e os riscos de uma crise hipoglicemica decorrente do esforço físico despendido durante as provas, Kimball utiliza usa um transmissor colado no braço esquerdo e que passa as informações para o monitor de glicemia que fica em seu bolso – e instalado no volante de seu Dallara-Honda quando está na pista. “Quando preciso ingerir mais açúcar, eu bebo um pouco do suco de laranja que fica na garrafa que levo comigo no carro”, contou o piloto da F-Indy em sua passagem pelo Brasil.

ENTENDA A HIPOGLICEMIA – A Hipoglicemia decorre do fornecimento inadequado de glicose como combustível ao cérebro, com prejuízo resultante em suas funções (neuroglicopenia). Os desajustes nas funções cerebrais podem variar desde um vago mal-estar até ao coma e, mais raramente, a morte.
Suas causas mais comuns são a ingestão de álcool, o jejum – alimentação insuficiente ou que não fornece açúcares e carboidratos em quantidade suficiente -, o consumo de medicamentos – principalmente os antidiabéticos como a insulina e os antidiabéticos orais – e o esforço físico acentuado, que consome a glicose disponível no sangue e o corpo não consegue liberar suas reservas de glicose em tempo hábil, o que é temporário nos indivíduos sadios, mas extremamente perigoso quanto aos diabéticos.

ANDRÉ SALMORIA – Também diabético desde tenra idade, o kartista paulista André Salmoria (KartZoom) ainda não conta com tal aparato tecnológico em seu kart, mas tem feito de sua participação esportiva na modalidade uma bandeira para divulgação da diabetes e da necessidade de um controle rígido, para se desfrutar de uma vida sadia.
Competindo na categoria desde 2008, Salmoria tem sido constantemente um dos destaques da Super F4 nas pistas. Na temporada passada foi um dos protagonistas de sua classe em Florianópolis (SC) no Campeonato Brasileiro de Kart – disputou o titulo com chances reais de conquista, finalizando na quarta colocação – e na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, certame em que finalizou na terceira colocação.
André Salmoria chegou para esta quarta rodada da temporada de 2011 ocupando a terceira posição no campeonato, tendo completado no segundo posto a primeira etapa, em terceiro a segunda etapa e na sexta colocação a terceira rodada do certame regional. Uma excelente colocação para uma categoria que conta com mais de 48 competidores na luta pelo titulo, mas pouco para as pretensões do piloto da equipe KartZoom, que almeja o titulo de campeão.
“Nos focamos bastante no acerto do kart nas semanas que antecederam essa etapa, pois não queria que os erros das primeiras etapas e que nos custaram pontos importantes se repetissem. Mas isso, por um lado foi muito bom, pois sobrecarregou menos o nosso trabalho na semana da corrida”, esclareceu Salmoria logo pela manhã, antes da pratica classificatória.
Na tomada de tempos classificatórios o bom trabalho prévio realizado rendeu frutos e a marca de 51s526, estabelecida na quarta volta do treinamento, foi suficiente para garantir a pole position, quase dois décimos de segundo – o que é uma diferença considerável no kart – para Lucas Sousa, que ficou com a segunda posição do grid.
Autorizada a largada e André Salmoria conseguiu manter a dianteira e chegar na difícil freada da primeira curva do circuito – que adotava o traçado invertido – à frente do combativo Stanisci que assumiu de pronto a segunda posição da corrida. Lucas Sousa ficou com o terceiro, Oscar Alves o quarto e Bruno Miloni ocupava a quinta posição.
Rapidamente os dois primeiros, com forte ritmo de corrida, começaram a destacar-se do restante do pelotão. No miolo do circuito Salmoria abria ligeira vantagem, mas nas retas Stanisci descontava e encostava perigosamente e pressionava, buscando a ultrapassagem. Na quinta volta, ao final da reta dos boxes, Stanisci perdeu o ponto de freada, não conseguiu controlar a “escapada” de traseira de seu kart e rodou na pequena área de escape da variante.
Livre do perseguidor direto, Salmoria manteve o ritmo avassalador e aumentava à cada nova passagem a distancia para o segundo colocado. Restando cinco voltas para o final André reduziu o “train” de corrida, nitidamente administrando a larga vantagem e poupando pneus e equipamento.
Completadas as vinte e três voltas regulamentares de corrida, André Salmoria (KartZoom) cristalizou a vitória ao receber a “checkered flag”. Uma doce vitória para o kartista diabético, que com os pontos auferidos assumiu a liderança do campeonato, empatando em 69 pontos com Yuri Alves, mas garantindo a ponta pelos critérios de desempate do regulamento.
“Na corrida me concentrei em largar bem para depois ver o que aconteceria. Sabia que o Nelsinho ia vir forte depois da largada, e foi o que aconteceu. Eu tinha uma certa vantagem no miolo, mas ele me engolia na reta dos boxes. E eu ainda estava decidindo se eu forçava mais o ritmo, ou segurava para formar aquele ‘trenzinho’, quando ele cometeu um erro na reta e rodou. A partir dai foi só administrar a distância para o segundo colocado que já era grande. Toda volta eu olhava no placar para comparar meu ritmo com os outros. Ainda sim meu ritmo era mais rápido. Faltando umas sete voltas para o fim, resolvi diminuir o ritmo e ‘levar o kart pra casa’, economizando pneus para a próxima etapa, já que é o mesmo jogo”, detalhou André Salmoria ao final da corrida. “Essa foi uma corrida que refletiu bem o esforço de toda equipe para essa etapa e, graças a Deus, nada saiu errado. Agora tenho que me concentrar em encontrar patrocinadores para terminar o ano, pois preciso de apoio financeiro se quiser lutar por mais vitórias e o título”, concluiu o representante da laureada equipe KartZoom.
Charlie Kimball não está sozinho entre os pilotos diabéticos de alto rendimento no mundo da velocidade.

Confira o resultado da Super F4 na 4ª etapa da Copa São Paulo
1º) André Salmoria, com 23 voltas em 20m05s833
2º) Nelsinho Stanisci, a 3s017
3º) Bruno Miloni, a 4s585
4º) Oscar Alves, a 5s488
5º) Yuri Alves, a 7s644
6º) Eduardo Abrantes, a 8s145
7º) Alberto Cattucci, a 8s475
8º) André Muraro, a 9s417
9º) Beto Nini, a 13s327
10º) Lucas Sousa, a 14s808
11º) Moacir Lopes, a 16s298
12º) João Alexandre, a 17s443
13º) Bruno Caetano, a 17s457
14º) Lucas Finger, a 17s534
15º) Renato Rios, a 22s616
16º) Edu Vio, a 22s843
17º) Keka Teixeira, a 24s461
18º) Bruno Moraes, a 25s852
19º) André Matinha, a 32s539
20º) Antonio “Peru” Urbano, a 40s518
21º) Roberto Catarino, a 42s672
22º) Leonardo Amantini, a 47s724
23º) Torres, a 50s139
24º) Shawan Ruiz, a 1 volta
25º) Matheus Penido, a 1 volta
26º) César Rocha, a 1 volta
27º) Hebert Frantini, a 1 volta
28º) Christian Cerciari, a 1 volta
29º) Vinícius Negrini, a 2 voltas
30º) Stefano Pastore, a 5 voltas
31º) Paulo Farias, a 8 voltas
32º) Rodrigo Rappa, a 8 voltas
33º) Anderson Kindlemann, a 8 voltas
34º) Fabiano Manso, a 9 voltas
35º) Pedro Gomes, a 10 voltas
36º) Luiz Saraiva, a 15 voltas
37º) Jorge Mortara, a 16 voltas
38º) Marcello Dias, a 17 voltas
39º) Ricardo Gravina, a 18 voltas
40º) Marcelo Manna, a 19 voltas
41º) Leonardo Mendes, a 19 voltas
42º) Thiago Riberi, a 19 voltas
43º) Marcello Durazzo, a 23 voltas
44º) Rudy Borges, DQ
Pole Position: André Salmoria, com 51s526
Melhor Volta: Nelsinho Stanisci, com 51s787