esportes@cascavelnews.com.br

Não foi desta vez que uma dupla brasileira quebrou a hegemonia dos estrangeiros no maior e melhor rali de velocidade do Brasil. Entre sábado e domingo, a dupla formada pelo piloto argentino Raul Martinez e o navegador Javier Montero venceu a segunda etapa do Campeonato Sul-americano, disputada na cidade gaúcha de Erechim. Uma prova sensacional, com muita poeira e sol.
Martinez reagiu domingo, pois no sábado a liderança havia ficado com Gustavo Saba/Edgardo Galindo, do Paraguai. Saba acabou em segundo no geral. Sebastian Abramiam/Fernando Mussano completaram o pódio geral e da categoria N4, todos correndo com Subaru Impreza.
Para delírio da torcida local, Milton Pagliosa e André Pagliosa chegaram em quarto no geral do Sul-americano, somando ainda uma vitória na etapa de sábado e um segundo na etapa de domingo do Campeonato Brasileiro, que teve etapa paralela a disputa continental. O torcedor de Erechim ainda viu as vitórias dos conterrâneos Juliano Sartori/Rafael Sartori na terceira etapa do Brasileiro na categoria N3 e de Tiago Mocelin/Robson Giacomel na etapa de sábado do Brasileiro na categoria N2 Light. Nesta mesma categoria José Barros Neto venceu a etapa de domingo.
Mais de 35 mil pessoas assistiram a prova nos trechos especiais (cronometrados) em Erechim entre a largada promocional na sexta-feira, e os dois dias de prova. O clima ajudou. O sol deixou as pistas secas com muita poeira. Imagens inesquecíveis para quem viu mais uma edição do maior e melhor rali de velocidade no País.
Pilotos e navegadores do Brasil inteiro voltaram a afirmar que a prova erechinense se situa como a melhor do calendário. No final, a avaliação dos organizadores foi bem positiva. “Tivemos um ótimo rali, sem problemas, com uma estrutura de segurança que funcionou muito bem. Faltam até palavras para agradecer a todos que nos ajudaram e que fazem parte do sucesso deste grande evento”, destaca o diretor de prova Adilson Stankievicz.
O coordenador geral do Rali, Claudio Pagliosa acrescenta que a prova deste ano conseguiu agregar novos valores como feira de automóveis, eventos com motos como o enduro FIM, campeonato de som automotivo entre outros. “Fizemos um grande rali, uma prova que certamente volta a repetir o sucesso de anos anteriores. Tivemos uma equipe grande e competente para alcançar este feito. E certamente em 2010 faremos um rali nota 10”, já prevê o coordenador.