esportes@cascavelnews.com.br

Está quase tudo pronto em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, para o GP Firestone de Arrancada de Tratores, marcado para os dias 7 e 8 de outubro. Pelo segundo ano consecutivo Não-Me-Toque, cidade de 14 mil habitantes, distante 60 quilômetros de Passo Fundo, será a sede das competições dos tratores mais velozes do Brasil. O GP é promovido e organizado pela HSJ Desenvolvimento, com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e apoio da Prefeitura de Não-Me-Toque.
O Arrancadão de Tratores chegou a Não-Me-Toque no ano passado, identificando-se plenamente com o público, que lotou as arquibancadas nos dois dias de competições montada na rodovia RS 142, Km 24, em frente ao Parque de Exposições da Cotrijal. A vitória foi de Paulo Radetki, que na final derrotou David Bretzke. Em terceiro se classificou Ivan Schanoski (Maripá), à frente de Aldir Luiz Muller (Pérola Independente), Claudemir Matte (Marechal Cândido Rondon) e Aldecir Rohloff (Toledo), que pela ordem, fecharam as seis primeiras colocações do primeiro Arrancadão de Tratores do Rio Grande do Sul.
Não-Me-Toque, localizada no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, destaca-se pelas indústrias de implementos agrícolas e gráficas, apresentando um comércio variado. Destaca-se também pelas diversas opções culturais e gastronômicas, enriquecidas pelas manifestações folclóricas das etnias alemã, holandesa, italiana e portuguesa.
Com vasta arborização, ruas floridas, muito verde e diversas espécies de flores, a cidade ostenta hoje o nome promocional de “Jardim do Alto Jacuí”. Não-Me-Toque já foi conhecida como Capital da Lavoura Mecanizada, pois nas décadas de 50 e 60 iniciaram-se ali grandes empreendimentos na agricultura, tornando-se o município de maior potencial econômico da região.
Origem do nome
As versões sobre a origem do nome falam de um arbusto recoberto de espinhos conhecido por “não-me-toque”, abundante na época da colonização e da expressão “não me toque nestas terras” dita por um fazendeiro referindo-se à sua propriedade da qual não pretendia se desfazer.
Os cabelos loiros, a pele clara, os olhos azuis, são características de alemães, italianos e holandeses que, junto com os portugueses e outros descendentes, ao longo da história, vão transformando a geografia, a cultura e beneficiando a economia do município com seu trabalho que a cada dia engrandece nosso povo.