Com a proximidade dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, os atletas brasileiros intensificam a preparação visando a maior competição multiesportiva das Américas. A partir de uma ação inédita, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Rede CENESP – Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte avaliarão neste final de semana os integrantes da seleção brasileira de Vela. Dando prosseguimento aos testes já realizados no último mês, no Rio de Janeiro, os velejadores serão submetidos a avaliações biomecânicas aquáticas, além de avaliações psicológicas. Os testes serão realizados na cidade de Búzios, litoral do estado do Rio de Janeiro, onde será disputado o Pré-olímpico da modalidade. Na primeira fase do programa, os atletas foram submetidos a avaliações posturais, fisioterapeuticas e fisiológicas. A segunda fase dos exames acontece nesta sexta-feira, dia 3, sábado, dia 4, e domingo, 5, no Iate Clube Armação.
Segundo o Dr. Alexandro Andrade, coordenador do laboratório de Psicologia do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina e responsável pelos testes da Rede CENESP na Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), as avaliações servem para aprimorar o desempenho individual de cada atleta, utilizando conceitos e tecnologia até agora pouco utilizados no esporte brasileiro e diagnosticando as principais necessidades de treinamento. Pós-graduado em Psicologia, Alexandre elogia a iniciativa adotada pelo COB e a Rede CENESP para o desenvolvimento do esporte nacional. O trabalho é de altíssimo nível. As avaliações biomecânicas aquáticas seguem padrões internacionais nunca utilizados no Brasil. Além disso, acredito que em longo prazo poderemos gerar frutos para a Vela nacional, comenta. Alem dos testes biomecânicos, onde os atletas e seus barcos serão monitorados por uma micro-câmera, será realizada uma entrevista individual avaliando psicologicamente cada atleta.
A parceria entre o COB e a Rede CENESP é fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto nível no Brasil. A utilização de tecnologias inéditas na preparação dos atletas de diversas modalidades demonstra o profissionalismo que está sendo adotado para o melhor desempenho de nossos atletas para os Jogos Pan-americanos” afirma o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier. Atletas de esgrima, pentatlo moderno, natação sincronizada, lutas e levantamento de peso já fizeram os exames no Rio de Janeiro, além do pólo aquático, em São Paulo. Atletas do tênis realizam testes nesta sexta-feira, em São Paulo, pela UNIFESP. Os de handebol a partir de segunda-feira, também em São Paulo.
Para José Roberto Perillier, este trabalho é um legado deixado pela competição para o desenvolvimento do esporte brasileiro. O apoio científico na preparação dos atletas e o alto grau de exigência que estamos estabelecendo na preparação para o Pan nos faz acreditar numa boa participação do Brasil no evento, comenta o gerente geral do Departamento Técnico do COB.