Quando o sinal verde de largada da etapa de abertura da temporada de 2009 do Campeonato Brasileiro de F-Truck ser acionado, um caminhão completamente diferente das seis marcas existentes na F-Truck brasileira vai chamar atenção no grid de largada. É o MAN fabricado na Alemanha e que aparece como a sétima marca da categoria brasileira. E o piloto, é ainda mais inusitado, o austríaco Egon Allgauer que já foi campeão da Super Truck européia em 2002, além de três vice-campeonatos na mesma categoria.
Egon Allgauer que conhece a F-Truck brasileira desde 2002 confessa ser um fã da categoria criada por Aurélio Batista Félix e que desde o primeiro contato tem vontade de correr aqui no Brasil. Esse sempre foi o plano em que eu e o Aurélio trabalhamos. Nosso sonho sempre foi internacionalizar a Fórmula Truck e juntar as duas categorias, conta Egon que garante ser esse o primeiro passo para levar alguns brasileiros a correr na categoria irmã na Europa.
O caminhão MAN foi construído na oficina da ABF em Santos e o primeiro motor vem de Nuremberg, na Alemanha. A empresa que faz o motor do MAN foi fundada há 250 anos, lembra o piloto com orgulho. Segundo ele, os dois campeonatos também têm algumas diferenças de regulamento, mas que com o tempo podem ser aproximadas. Na Europa o caminhão tem peso mínimo bem maior (5.500 Kg), não é permitida a cambagem negativa usada no Brasil, mas tem um pneu especial de corrida. Os motores têm sua potência limitada, assim como a velocidade em no máximo 160 km/h. No Brasil o F-Truck chega a atingir 230 km/h no final de reta e apenas em um ponto é obrigado a passar a 160 km/h. Egon sugere que a categoria brasileira coloque como regulamento a utilização do Hans para os pilotos sistema de fogo e anti-choque (colarinho criado na F-Indy americana). Na Europa levamos muitas batidas por trás e é perigoso para o pescoço.
O piloto austríaco está entusiasmado com sua participação na F-Truck brasileira neste ano. Estou bem preparado para a etapa de Guaporé com meu novo MAN feito segundo o regulamento brasileiro e estou curioso para conhecer meus adversários dentro da pista, dispara Egon Allgauer.