A dupla formada pelos curitibanos Roberto Baú e Rodrigo Kostin (Polonassi 3D/MKI/Unilance) foi ao pódio da 4ª etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba Velocidade no Asfalto 2016, disputada no fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR). Pilotando o Gol nº 95, Rodrigo Kostin largou da 5ª posição do grid e depois da quebra do cabo da embreagem, terminou em quarto a primeira corrida da Turismo 1.6 A. Na segunda prova, Beto Baú fez boa largada e chegou a estar na segunda posição, mas a quebra do motor lhe rendeu o quinto lugar.
Durante o treino classificatório, realizado no sábado, Beto e Rodrigo (Polonassi 3D/MKI/Unilance), com pista molhada, marcaram o tempo de 1m59s791, ficando com o quinto lugar na Geral e segundo da sua categoria. Na volta de apresentação para a primeira corrida, Rodrigo Kostin foi para os boxes para a troca do cabo do acelerador, que quebrou no meio do caminho. Perdeu uma volta na troca do cabo e voltou para a pista na última posição, mas não desistiu e foi até o fim da prova. Recebeu a bandeirada final em 18º lugar na Geral e quarto na Turismo 1.6 A, marcando pontos importantes na classificação do campeonato.
Na segunda corrida, assumiu o comando do Gol nº 95 o piloto Beto Baú (Polonassi 3D/MKI/Unilance), com o objetivo de conquistar posições e tentar pelo menos um pódio na etapa. Na largada, Baú pulou da 15ª para a oitava posição na Geral e terceiro lugar na Turismo 1.6 A, durante a primeira volta. Chegou a assumir a segunda colocação na 5ª volta, mas travou bom pega com Wilians Peres e Marcelo Cordeiro até a 16.ª volta, quando quebrou o motor do seu carro e teve que abandonar a corrida. Mesmo assim, ficou em 16º na Geral e em quinto na sua categoria.
Mais uma vez a quebra nos tirou a possibilidade de brigar pela vitória, nas duas corridas inclusive. Na volta de apresentação da minha bateria, quebrou o cabo do acelerador e perdi muito tempo para trocá-lo. Agora vamos tentar nos recuperar na quinta etapa, em Londrina, disse Rodrigo Kostin. Esse ano está difícil. Estamos quebrando muito e precisamos mudar isso. Estamos até cogitando trocar a cor do carro ou mudar a numeração, para espantar essa maré de falta de sorte. Vamos fazer um novo motor e realizar alguns ajustes no carro, visando a primeira vitória da temporada em Londrina, concluiu Beto Baú (Marumbi Kart Indoor).
RESULTADOS – Os resultados das duas provas da categoria Turismo 1.6 A na 4ª etapa do Metropolitano de Curitiba foi o seguinte: PRIMEIRA CORRIDA – 1º) Wilians Peres, 15 voltas em 34m42s139; 2º) Elberto Alves, a 16s202; 3º) Rodrigo Tassi, a 43s694; e 4º) Rodrigo Kostin, a uma volta. SEGUNDA CORRIDA – 1º) Wilians Peres, 20 voltas em 35m05s632; 2º) Elberto Alves, a 2s397; 3º) Rodrigo Tassi, a uma volta; 4º) Marcelo Cordeiro, a três voltas; e 5º) Beto Baú, a quatro voltas.
A 5ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2016 está marcada para os dias 8, 9 e 10 de julho, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR), válida também pela 2ª etapa do Paranaense de Velocidade no Asfalto 2016.