Buscar ritmo de prova e realizar alguns acertos no carro. Este será o objetivo do piloto Bernardo Koller da equipe GM Off Limits que estará competindo na quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade no próximo sábado, na cidade de Passo Fundo. Ao lado do navegador Sidinei Broering a dupla competirá na categoria N3 a bordo do GM Celta.
Bernardo destaca que a meta é ampliar a preparação visando a próxima prova do Brasileiro de Rali, em Minas Gerais, no mês de setembro. Com a transferência das provas no nacional, criou-se um espaço grande sem provas. Pensando em pegar ritmo de prova e nos prepararmos para a próxima etapa do Brasileiro, optamos em andar essa etapa do Gaúcho, pois além da prova ser bem enxuta e de baixo custo, é muito bem organizada e com bons concorrentes. Com certeza um ótimo treino, destaca o piloto.
Além de pegar ritmo de prova, a dupla também aproveitará o rali para realizar testes na suspensão do Celta além da calibragem dos pneus. A equipe GM Off Limits optou por andar apenas com um dos carros nesta etapa do Gaúcho. Estaremos indo apenas com um carro de competição e com a estrutura de apoio bem reduzida, afinal fica incoerente levar toda infraestrutura para uma prova curta e com apenas um carro para dar apoio. Mas nem por isso perderemos a qualidade e eficiência, aponta Bernardo.
Passo Fundo fica muito próximo a Erechim, cidade natal de Bernardo Koller, por isso ele comemora também o fato de voltar a competir perto de casa. Correr perto de casa é sempre muito bom, pois se tem o apoio de amigos, familiares e pessoas que sempre te incentivaram e ajudaram. Vai ser muito positivo também para relembrar os bons anos de 2003, 2004 e 2005 quando disputei o Campeonato Gaúcho na categoria A6, relembra o piloto.
Na pista, ele também reencontrará o pai, Roland, só que como competidor. Roland competirá na categoria A6 a bordo de um Peugeot 206 e ao lado do navegador Gabriel Morais. É muito gratificante e um sonho realizado correr ao lado do meu pai. Hoje sou um profissional do rali graças a ele, que é meu eterno professor e ídolo. Quanto a estarmos em categorias diferentes, é muito positivo pois não existe a disputa direta, nos possibilitando unir forças contra os adversários, comemora Bernardo.
CELTA SURPREENDE – Já fazem dois anos em que Bernardo Koller ingressou na equipe GM Off Limits para ser campeão do Brasileiro de Rali a bordo do Celta, uma conquista a tanto para a montadora. Bernardo conta, que a evolução do carro é constante e que o surpreende a cada dia. Em 2008 o carro já era muito bom. Mas agora está ainda muito melhor, reforçando sua característica de confiabilidade, robustez e ótimo desempenho, destaca o piloto.
Ele também ressalta a boa condição que a dupla com Sidinei Broering enfrenta na disputa pelo bicampeonato Brasileiro. Estamos muito bem e evoluindo. Nas duas primeiras etapas fizemos dois segundos lugares pois eu estava me readaptando ao carro, o qual não andava desde 2008. Em Erechim a história foi bem diferente, ganhamos uma etapa e abandonamos outra por uma falha mecânica quando estávamos em primeiro lugar. Acho que tenho bastante a melhorar ainda, aponta Bernardo.
Para ele, restando ainda quatro etapas para o final da temporada do nacional de ralis, ainda é possível sonhar com o título, pois apenas dois pontos os separam dos líderes, Rafael Tulio/Cesar Valandro. Chegamos apenas na metade do campeonato e estamos muito bem colocados. A prova de Erechim nos mostrou que estamos mais competitivos que nunca e com grandes condições de vencer as etapas que virão, frisa.
O período de férias no Brasileiro de rali, não significou menos trabalho para a equipe GM Off Limits. Sempre que possível, realizamos testes e treinos em uma pista particular que fica perto da sede da nossa equipe em Florianópolis. Mas ficar sem correr esse tempo todo não é nada bom, afinal não existe treino que se assemelhe a uma condição de corrida. Por isso optamos em disputar essa etapa do Campeonato Gaúcho, conclui Bernardo.
O RALI DE PASSO FUNDO – Mais de 15 carros devem alinhar no grid de largada do Rali de Passo Fundo que começa pontualmente ao meio dia (12h) de sábado. Mas a programação começa antes, ainda na sexta-feira com a chegada das equipes ao parque de apoio, onde estarão os boxes dos competidores. A estrutura estará localizada junto ao Parque da Efrica, as margens da BR 285.
Ainda na sexta-feira começam as vistorias das equipes. No sábado pela manhã, piloto e navegador vão para o trecho reconhecer as especiais, estradas de terra por onde a prova irá passar. Este é um momento importante do rali pois é nele que os navegadores anotam em planilha o que os pilotos vão querer ouvir durante a prova, para poder fazer o trajeto no menor tempo possível. Na planilha são anotados dados como graduações de curvas, saltos e retas.
A prova começa às 12h do sábado para a disputa de nove trechos cronometrados totalizando 67 quilômetros de rali.
A equipe Chevrolet/Off Limits conta com o patrocínio da Chevrolet, Eletrobras Eletrosul, Brasil Um Pais De Todos Governo Federal, Off Shox Amortecedores Especiais, Rodas Scorro e Corsa Racing.