esportes@cascavelnews.com.br

A dupla curitibana Beto Almeida/Beto Baú (Orange/MKI/Betonex) venceu no domingo, a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Endurance 2009, na prova denominada “GP Curitiba Show”, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), completando as 108 voltas da corrida em primeiro lugar na Geral e no Grupo 2, com o tempo total de 3h00min31s463. Os vencedores por categoria foram: Grupo 1: L. Stadler/Thiri/J. Marcelino; Grupo 2: Beto Almeida/Beto Baú; Grupo 3: Jair Bana/Duda Bana; Grupo 4: Alessandro Marchini/Rodrigo Buffara; Grupo 5: R. Koling/J. Soares e Grupo 6: G. Pinheiro/M.Galli. José Augusto Alves venceu as duas provas da Speed 1600. O evento foi organizado pelo IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico), supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo),
A prova foi disputada em 399 quilômetros, no circuito de 3.695 metros, do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), que contou com 15 carros participantes, aproximadamente 35 pilotos, divididos em seis categorias. No sábado, durante os treinos classificatórios, a pole-position foi conquistada pela dupla Jair/Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus/Baterias Moura/Máster Turbo), com o tempo de 1m31s233, seguida de Beto Almeida/Beto Baú (Orange/MKI/Betonex), 1m31s801, Algacir Sermann/Beto Cazuni, 1m33s427, Rodrigo Gonçalves/Paulo Rocha (Effa Motors/Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul), 1m33s755, M. Lima/Giovane Cilia, 1m34s532, e em sexto lugar, Ademir Pardo/André Pardo, 1m38s793.
Dada a largada para o “GP Curitiba Show”, os pilotos passaram a travar bons “pegas” pelas melhores posições em todas as categorias. A dupla Jair/Duda Bana disparou na liderança, abrindo vantagem a cada volta, seguida da dupla Beto Almeida/Beto Baú, que travou bons pegas com Rodrigo Gonçalves/Paulo Rocha e M. Lima/Giovane Cilia pela segunda, terceira e quarta colocações. Nas primeiras voltas, o Peugeot 207 do trio Luiz Fedchen/Marcos Ramos/José Cordova abandonou por quebra de motor. Na 12.ª volta, quem abandonou foi o forte Gol nº 30, de Algacir Sermann/Beto Cazuni, também por quebra de motor.
Com 46 voltas de prova, depois de dar uma volta nos demais concorrentes, quebrou o cabeçote do protótipo de Jair Bana/Duda Bana e a dupla teve que abandonar a corrida. A dupla Rodrigo Gonçalves/Paulo Rocha teve a caixa de câmbio do seu carro quebrada, mas chegou ao boxes, trocou a caixa e conseguiu retornar à corrida.
Com isso, mantendo a regularidade, a dupla curitibana Beto Almeida/Beto Baú assumiu a liderança e passou a administrar o resultado. Ao fim de 108 voltas, Almeida/Baú recebeu a bandeirada final na primeira posição, seguidos de Alessandro Marchini/Rodrigo Buffara, a sete voltas, R. Koling/J. Soares, a oito voltas, Marcel Rodrigues/Beto Cazuni, a oito voltas, G. Pinheiro/M. Galli, a 13 voltas, e, em sexto lugar, Rodrigo Gonçalves/Paulo Rocha, a 15 voltas. A dupla Jair Bana/Duda Bana marcou a volta mais rápida da prova, na sétima passagem, com o tempo de 1min30s073, à média de 147.680 km/h.
A segunda etapa do Paranaense de Endurance 2009 está marcada para os dias 22 e 23 de agosto, a ser realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC).