Se o início da temporada não foi dos mais promissores, Christiano Bornemann terminou o ano da melhor forma possível para quem disputou três dos principais eventos da modalidade Velocidade na Terra em 2009 na categoria Turismo 1600. O curitibano de 35 anos, ex-piloto de rali e endurance, sagrou-se bicampeão brasileiro, tricampeão paranaense e, ao vencer a etapa final do certame nacional, disputada domingo, em Rondonópolis (MT), garantiu também a Copa Brasil.
A campanha bem-sucedida já garante a confirmação dos seus planos para a próxima temporada: Já competi em diversas modalidades de pista e de estrada, mas foi na Velocidade na Terra que encontrei a melhor relação entre desafio e satisfação. Melhor ainda é terminar a temporada com três títulos conquistados, resultado que me deixa ainda mais ansioso para começar a testar meu novo carro.
Se dependesse dos seus resultados nas duas rodas iniciais do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra a temporada de Christiano Bornemann teria tido um final bem diferente: depois de liderar boa parte das provas disputadas em São José dos Pinhais (PR) e Tangará da Serra (MT), o curitibano foi prejudicado por problemas mecânicos. Em função disso ele considera que a terceira etapa foi a prova mais difícil do ano: Nós chegamos a Barreiras, no interior da Bahia, preocupados e sob muita pressão e voltamos para casa mais do que motivados. Vencemos as duas baterias e desde então não perdemos mais nenhuma etapa.
As outras vitórias de Bornemann aconteceram em Campo Grande (MS) e Rondonópolis (MT). Fã do VW Gol em 1994 ele sagrou-se campeão paranaense de rali de regularidade com esse modelo -, o piloto e empresário do ramo de peças de reposição não vai quebrar essa fidelidade: seu carro para o campeonato do ano que vem será dessa mesma família, ainda da Geração 4. A ligação com a marca inclui também participações nas provas de endurance mais representativas do automobilismo paranaense: 12 Horas de Curitiba, 500 Milhas de Londrina e Cascavel de Ouro. Proprietário de uma distribuidora de autopeças na capital paranaense, Bornemann explora bastante as possibilidade comerciais que seu negócio permite: este ano ele teve apoio de vários produtos desse mercado, como Autolex, Embretech, Maxi-Cabo e WD 40.