O lutador Diogo Silva (até 68kg) conquistou hoje, no Pavilhão 4A do Complexo Esportivo do Riocentro, a primeira medalha de ouro brasileira nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, ao vencer o lutador peruano Peter Lopez. O ginásio lotado festejou intensamente, em especial quando da execução do Hino Nacional, pela primeira vez na competição.
Para mim, é uma conquista pessoal e profissional muito grande. Trabalho há muitos anos e estou sempre batendo na trave”, destacou Diogo, referindo-se ao bronze de Santo Domingo-2003 e ao quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas. Às vezes, me questionava, pois não passava da semifinal. E isso me causava uma ansiedade muito grande. No Mundial desse ano, fui muito mal. Depois dele, pensei que algumas coisas deveriam mudar, de dentro para fora, não de fora para dentro. Assim foi feito e acabei conseguindo essa medalha, completou.
Apesar de favorito à medalha, Diogo estava em uma chave difícil, que incluía o atual campeão mundial, o cubano Gessler Vieira, que acabou eliminado pelo dominicano Yacomo García, vencido por Diogo na semifinal.