esportes@cascavelnews.com.br

O Brasil conquistou hoje o título do Desafio Internacional de Handebol Masculino, quadrangular realizado no Complexo Esportivo Rio Centro, no Rio de Janeiro. A equipe comandada pelo técnico espanhol Jordi Ribera venceu a Rússia por 30 a 23 (14 a 9) na decisão e garantiu o ouro com uma campanha invicta. Na preliminar a Espanha derrotou o México por 45 a 16 (26 a 9) e ficou com o vice-campeonato. A competição faz parte da preparação da Seleção Brasileira para os Jogos Desportivos Pan-Americanos, em julho, no Rio.
“Agradeço todas as equipes que participaram e fizeram essa excelente competição. A organização e as instalações estão ótimas. Foi um grande teste para todos os jogadores brasileiros. Espero que daqui um mês aproximadamente, a Seleção Brasileira também consiga realizar bons jogos e conquistar o título dos Jogos Pan-Americanos”, disse Ribera, que ainda não definiu a equipe que disputará o Pan e tem dúvidas na posição de goleiro.
O treinador esperava ter uma definição nessa competição mas os três goleiros tiveram excelentes atuações e ajudaram muito o Brasil na conquista do título. “Nós três estamos trabalhando muito e estamos bem tecnicamente. Qualquer um que for para o Pan representará muito bem o país. Hoje consegui desempenhar um bom papel e ajudar a Seleção a conquistar essa medalha de ouro. Agradeço a oportunidade que o Jordi está me dando e agora a decisão está nas mãos dele”, disse Alê.
A Seleção Brasileira fez uma excelente campanha: três jogos, três vitórias. No primeiro jogo derrotou a Espanha por 36 a 29, venceu o México por 35 a 12 e na última partida superou a Rússia por 30 a 23. Bruno Souza foi o artilheiro do torneio com 19 gols, seguido por Felipe Borges com 18. O presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, ficou muito satisfeito com o desempenho do Brasil. “Gostei muito de ver a evolução da Seleção Brasileira de Handebol Masculino. A equipe está muito unida, compacta, e apresentou um belo espetáculo à torcida. Mas foi apenas uma pequena mostra do que será no Pan”, afirma o dirigente.
Marcaram para o Brasil: Zeba (3), Tupan (5), Sidney (1), Guilherme (1), Bruno Souza (6), Helinho (2), Jaqson (1), Alexandre (3), Bruno Santana (2) e Felipe Borges (6). Entraram os goleiros Alê e Marcão, além de Silvinho e Jardel. Pela Rússia: Guskov (3), Ivanov (2), Oleg Frolov (2), Aleynikov (7), Stepaneekov (4), Frolov (1), Nayashkov (1), Dryapochko (3), além de Parasov, Knyazev e Pronin.

Confira a classificação do torneio:
1º) Brasil (6 pontos)
2º) Espanha (4 pontos)
3º) Rússia (2 pontos)
4º) México