esportes@cascavelnews.com.br

Chegou a tão esperada hora! As Seleções Brasileiras de Handebol Masculino e Feminino iniciam a luta pela medalha de ouro nos Jogos Desportivos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O Brasil quer manter o desempenho que teve no Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, onde conquistou o título nas duas categorias. A equipe feminina busca o tricampeonato e estréia amanhã, às 10 horas, contra o México. Já o masculino fará o primeiro jogo no sábado, às 14 horas, contra o Chile. Os jogos de handebol serão realizados no Complexo Rio Centro, no Pavilhão 3B.
Após a sétima colocação no último Mundial, a Seleção Feminina chega como a grande favorita ao título dos Jogos. O handebol feminino deu um grande salto. Em Santo Domingo, apenas duas atletas jogavam fora do país, na atual seleção, onze das quinze jogadoras convocadas atuam nas melhores equipes da Europa.
As brasileiras estão na Chave B, ao lado de Cuba, Canadá e México, enquanto a Chave A é formada por Argentina, República Dominicana, Paraguai e Porto Rico. O técnico da Seleção Feminina, Juan Oliver, acredita que a ansiedade será o principal adversário da estréia. “A Seleção do México está em franca evolução. É um adversário que sempre joga com muita vontade. Por isso na nossa primeira partida temos que estar muito concentrados para fazer um bom jogo e assim passar a ansiedade da estréia”, disse o treinador.
No masculino o caminho será mais árduo. Os confrontos contra a grande rival Argentina e também contra Cuba sempre são muito equilibrados. Em Winnipeg (99), a Seleção Brasileira perdeu para Cuba numa final muito emocionante, o jogo ficou empatado no tempo normal e nas duas prorrogações, sendo decidido nos pênaltis. Em Santo Domingo (03), não foi diferente. A decisão contra a Argentina também foi muito equilibrada. Os brasileiros conquistaram a medalha de ouro apenas na prorrogação, com um gol nos últimos segundos.
A Seleção Brasileira Masculina também está na Chave B, só que ao lado de Cuba, Canadá e Chile. E a Chave A é composta por Argentina, República Dominicana, Uruguai e México. Para o treinador Jordi Ribera, o primeiro jogo será difícil. “O Chile assemelha-se à Argentina. Alguns de seus atletas já tiveram experiências em clubes europeus, como o pivô Oneto, um atleta de mais de 2 metros, que já passou por algumas equipes da Liga Espanhola. É um time de boa escola de goleiros e que sempre alterna vários tipos de defesa. Temos que estar muito atentos”, finalizou.

Confira a tabela da primeira fase do handebol no Pan
FEMININO
Amanhã – 13/07
08h00 – República Dominicana x Paraguai
10h00 – Brasil x México
12h00 – Cuba x Canadá
14h00 – Argentina x Porto Rico
DIA 15/07
13h00 – Brasil x Canadá
15h00 – Argentina x Paraguai
19h00 – República Dominicana x Porto Rico
21h00 – Cuba x México
DIA 17/07
14h00 – Canadá x México
16h00 – Brasil x Cuba
20h00 – Paraguai x Porto Rico
22h00 – Argentina x República Dominicana

MASCULINO
SÁBADO – DIA 14/07
14h00 – Brasil x Chile
16h00 – República Dominicana x Uruguai
20h00 – Argentina x México
22h00 – Cuba x Canadá
DIA 16/07
14h00 – República Dominicana x México
16h00 – Brasil x Canadá
20h00 – Cuba x Chile
22h00 – Argentina x Uruguai
DIA 18/07
14h00 – Canadá x Chile
16h00 – Brasil x Cuba
20h00 – Uruguai x México
22h00 – Argentina x República Dominicana