A Seleção Brasileira de Handebol Masculino está pronta para o Mundial na Alemanha, onde de hoje até 4 de fevereiro as maiores potências da modalidade medirão forças para lutar pela conquista do tão cobiçado troféu. Ao todo são 24 países divididos em seis grupos e classificam-se os dois primeiros de cada, que formarão outros dois grupos. A delegação comandada pelo técnico Jordi Ribera chegou ontem à capital Berlim, depois de ter vencido a seleção da Cataluña por 30 a 29 no último jogo preparatório na Espanha. No grupo C juntamente com Alemanha, Polônia e Argentina, a estréia brasileira será hoje contra os alemães às 14h30 (horário de Brasília), com exibição da ESPN Brasil a partir das 18 horas.
O objetivo do Brasil é ir mais longe que no último Mundial, quando terminou na 19ª posição. Para isso, a equipe fez fortes treinamentos e amistosos internacionais contra adversários de expressão, como a atual campeã mundial Espanha, Rússia, Portugal, além da própria Polônia, que também será oponente dos brasileiros na competição.
O treinador Jordi Ribera sabe que terá logo de cara um grande obstáculo: a Alemanha, com casa cheia, já que os ingressos já estão esgotados há três meses. Para o técnico, a Seleção Alemã é a favorita da chave. Como jogam em casa, eles precisam confirmar seu favoritismo. Tiveram um resultado negativo nesta fase de preparação, em que perderam por um gol para o Egito. Já a Polônia é uma equipe forte e tivemos contato no torneio em León, Espanha. Pudemos conhecer sua forma de atuar e a qualidade técnica de seus jogadores. É um jogo-chave para nossas pretensões no Mundial, pois se ganharmos e confirmarmos o resultado também frente à Argentina, estaremos classificados, explica Ribera, que acredita em boa performance diante dos rivais sul-americanos.
A Argentina é nossa adversária direta nos Jogos Pan-Americanos e precisamos sempre ter cuidado e respeito, porém temos que impor nosso jogo para buscar um resultado importante, já que uma derrota nos colocaria no grupo dos últimos colocados no Mundial, o que foge totalmente de nossas ambições, completa.
Para o Campeonato Mundial, o técnico espanhol Jordi Ribera contará com 16 jogadores, um deles atua na própria Alemanha: o ponta Renato Tupan Rui, que defende o time Wilhelmsnanever Verein, da primeira divisão do país.
OS CONVOCADOS Os jogadores que integram a Seleção Brasileiro são: GOLEIROS – Alexandre Morelli Vasconcelos (Metodista/São Bernardo/Besni), Flávio Mendes dos Reis (Metodista/São Bernardo/Besni) e Maik Ferreira dos Santos (Esporte Clube Pinheiros SP). ARMADORES – Alexandre Flávio Folhas (Esporte Clube Pinheiros SP), Claudiomiro de Souza Costa (Unifil/Londrina – PR), Fernando Pacheco Filho Zeba (IMES/São Caetano- SP), Guilherme Rosa de Oliveira (Esporte Clube Pinheiros SP), Gustavo Nakamura Cardoso Japa (Metodista/São Bernardo/Besni) e Leonardo Tezele Bortolini (Unifil/Londrina – PR). PONTAS – Danilo Bleinroth Guedes (Esporte Clube Pinheiros SP), Fábio Ferrarezi Vanini (Esporte Clube Pinheiros SP), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Metodista/São Bernardo/Besni), Hélio Lisboa Justino (Metodista/São Bernardo/Besni ), Marcelo Didier Alves da Silva (Esporte Clube Pinheiros SP). PIVÔS – Carlos Luciano Ertel – Menta (IMES/São Caetano), Danilo Paulino da Silva (Metodista/São Bernardo/Besni) e Jardel Pizzinato (Metodista/São Bernardo/Besni).
Confira os jogos do Brasil na primeira fase
Hoje
14h30 – Alemanha x Brasil (Exibição da ESPN Brasil às 18h)
Domingo
12h30 – Brasil x Polônia (Exibição da ESPN Brasil às 18h)
Segunda-feira
16h30 – Brasil x Argentina (Transmissão ao vivo da ESPN Brasil)