Cada vez mais o automobilismo é invadido por mulheres. Nomes como a brasileira Bia Figueiredo e a norte-americana Danica Patrick são lembrados quando o assunto é competência feminina nas pistas. No kart não é diferente, com a catarinense Bruna Tomaselli, que compete na categoria Júnior Menor, mostrando força a cada etapa. Agora, o grupo feminino ganha mais uma integrante, com a chegada da carioca Gabriela Rodriguez, de 20 anos, ao cenário do kartismo nacional.
Influenciada pelo pai, Gabriela foi apresentada ao kart aos oito anos de idade. A partir daí não quis saber de outra coisa. Sempre que podia, ia andar de kart com o meu pai, disse a carioca. Fiquei competindo com motores quatro tempos até 2008, junto com o meu pai, quando nós decidimos investir no kart profissional, contou Gabriela.
Em 2009, Gabriela partiu para os campeonatos com motores dois tempos, que equipam os karts profissionais. Neste mesmo ano, a garota provou que seu talento era natural e conquistou o título da Copa Sudeste de Kart. Foi uma competição complicada, com um nível muito alto. Vários pilotos de nome, da região sudeste do Brasil, participaram, contou a carioca.
Para 2010, Gabriela focou todos os seus esforços em um objetivo: disputar o Campeonato Brasileiro, em julho, na cidade de Volta Redonda (RJ). Eu vou competir o campeonato na categoria Novatos. Estou muito confiante, já que é a pista que eu treino sempre, disse Gabriela, que tem como preparador o experiente Marcelo Francisco. Estamos nos preparando muito para o campeonato, completou.
Apesar de serem minoria no esporte, Gabriela garante que as mulheres tem força. Eu acho que na pista não existe diferença entre mulheres e homens. São todos competidores, finalizou.