Com a maioria das atletas jovens, a seleção brasileira de handebol feminino venceu ontem o primeiro jogo do Desafio Internacional Petrobrás, contra Portugal pelo placar de 30 a 27, no ginásio José Richa, em Guaratuba (PR). O jogo é também do calendário do Projeto Viva o Verão do Governo do Estado através da Paraná Esporte. As duas seleções voltam a se enfrentar neste Hoje, a partir das 18 horas, no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais.
Como o Brasil a seleção portuguesa também estava com vários desfalques. Foi um jogo equilibrado, as meninas do Brasil começaram na frente, até os primeiros 15 minutos chegaram a abrir uma vantagem de quatro gols, mas logo deram espaços para que Portugal encostasse no placar, mas mesmo assim as brasileiras viraram com a vantagem de 15 x 13.
Na etapa final o jogo ficou emocionante, Portugal voltou com muita vontade de virar o marcador, e o jogo ficou em igualdade até os minutos finais, o Brasil abria um gol e logo Portugal empatava, mas faltando dois minutos, as brasileiras conseguiram passar pela goleira Carla, que fez grandes defesas, para vencer a partida por 30 a 27. Foi grande espetáculo, estou com uma equipe jovem e por isso faltou um pouco de entrosamento mas conseguimos uma bela vitória, Portugal é uma seleção em evolução e possui jogadoras de grande potencial, afirmou Juan Oliver Coronado, técnico da seleção brasileira.
Uma das veteranas na equipe, a pivô Juceli (Metodita/São Bernardo), teve uma participação fundamental para mesclar experiência com juventude. É sempre bom procurar novos talentos, e o Brasil esta no caminho certo. Erramos em algumas jogadas por falta de entrosamento e também estávamos em férias e treinamos apenas dois dias, mas o importante foi a vitória, disse Juceli. Uma das atrações foi a lateral Giorgia (Cascavel/Fag/PR), que fez sua estréia na seleção principal. Foi muito bom começar na seleção principal com uma vitória, espero poder contribuir muito mais pelo handebol do Brasil. Esta vitória é um presente para este público maravilhoso que veio nos prestigiar, concluiu Giórgia.
Os gols do Brasil foram marcados por Juceli (5), Célia (4), Mayara (4), Ieda (4) Fabiane Santos (3), Valdenice (3), Vivian (2), Flávia (2), Fabiana Kuestner (1), Natalia (1), e Scheyla (1). Para Portugal marcaram Vera (9), Renata (6), Marta Loureiro (3), Diana (3), Mariela (2), Vanessa (1), Claudia (1), Inês (1) e Eduarda (1). A arbitragem foi de Esilo de Melo e Marlos Favreto.