esportes@cascavelnews.com.br

Haja emoção para a Seleção Brasileira Cadete Juvenil Feminina, que disputa o Pan-Americano de Handebol na cidade de Blumenau (SC). No Centro Esportivo Bernardo Werner, a equipe do técnico Gérson Cabral, depois de virar a primeira etapa com o placar adverso, suou hoje para arrancar a vitória do Uruguai por 19 a 18 (parcial 07 a 08) e amanhã enfrenta na final a Argentina, que eliminou o Paraguai.
Venceram a garra, a disposição e a determinação em quadra. O Brasil conseguiu o resultado positivo na força das atletas, que mostraram equilíbrio e maturidade para reverter a desvantagem no marcador. O jogo foi muito rápido e disputado gol a gol. No primeiro tempo o Uruguai soube bloquear com eficácia os ataques brasileiros.
Cabral analisa a partida já com a expectativa pela final. “Nossa equipe está jogando muito nervosa e ansiosa por causa da responsabilidade que tem e pela pressão em jogar em casa. O primeiro tempo foi ruim, com muitos erros, mas no segundo tempo as meninas melhoraram e jogaram com muita garra e determinação. O importante neste jogo foi a vitória e agora é esperar pelo próximo adversário para conquistar o título do campeonato”, disse o treinador, referindo-se ao confronto contra as argentinas.
Os gols do Brasil foram marcados por: Thaís (6), Fabiana e Paula (3), Mylena (2), Aline, Danielle, Dayana, Jhenyfer e Samara (1). Fizeram pelo Uruguai: Letícia e Stephanie (6), Ornella (4) e Mariana (1).
Ainda pelo feminino, a Argentina, que após uma disputa muito equilibrada derrotou o Paraguai por 21 a 19 (parcial de 12 a 11), também está na final. Já o Canadá, perdeu mais uma, desta vez para o México por 33 a 10 (primeiro tempo: 18 a 4).
Pelo cadete masculino, o Brasil também está na final e pega a mesma Argentina, após vencer o Chile pelo placar de 43 a 22 (parcial de 20 a 9). A partida foi tranqüila, houve muita rapidez nas trocas de passes e o time soube explorar os contra-ataques. Houve rodízio dos atletas para aprimorar o entrosamento de todo o coletivo, visando à final no sábado.
O técnico Sidney Alves de Souza gostou da produção de seu grupo. “Nossa equipe está jogando muito bem neste Pan-Americano. O jogo de hoje foi muito bom e deu para rodar todo o time. O placar foi excelente a nosso favor. A nossa defesa está muito forte e os contra-ataques estão funcionando. Amanhã pretendemos manter o estilo de jogo, manter a defesa forte, pois o confronto será disputado e a Argentina joga muito bem”, afirmou.
Os autores dos gols brasileiros foram: Erikson (6), Bruno, Guilherme, Murilo (5), Renan (5), Matheus (4), Acao e Roberto (3), Felipe, Pedro e Victor (2), e Raul (1). Pelo Chile fizeram Javier (8), Wladimir (6), Erwin (5), Vicente (2) e Benjamin (1).
O Paraguai passou pela fragilidade do Canadá por 29 a 20 (primeiro tempo em 16 a 13). A Argentina mostrou que vai dar trabalho na final depois da vitória sobre o Uruguai por 21 a 10 (parcial 10 a 7).

Confira os jogos de amanhã pelo cadete feminino:
09h00 – Chile x México
11h00 – Brasil e Argentina
12h00 – Paraguai x Uruguai (final)

Confira os jogos de amanhã pelo cadete masculino
09h30 – Uruguai x Paraguai
10h30 – Chile x Canadá
12h30 – Brasil x Argentina (final)