Consagração para Negri/Patterson da Michael Shank Racing (MSR) na Miller Motorsport Park, na etapa de encerramento da Grand American Rolex Series, disputada no Miller Motorsport Park Tooele, em Utah. Negri, Rising Star da categoria em 2004 foi quem conquistou a primeira pole para equipe sediada em Columbus (Ohio) naquele ano, e agora escreve definitivamente seu nome na história da equipe ao vencer a mais difícil prova do ano, em uma maratona de nove horas de competição, na Discount Tire Sunchaser.
O Flight Options/Net App Lexus Riley nº 60, conduzido por Negri, e pelo seu companheiro de equipe, o sul-africano Mark Patterson, sofreu um forte assédio do Ford Crawford de Michael Macdowell após o último pit-stop, e Negri cruzou a bandeira com uma vantagem de 2s94. Negri, que conquistou sua primeira vitória na Grand Am depois de 35 participações na categoria, pilotou no total 6 horas e 45 minutos do total da prova, e seu último stint (condução) foi duplo.
Eu estava já estava meio que passando mal no carro. Tive ânsia de vômito pelo calor e desgaste, mas a pressão que o carro 19 do Macdowell/Cosmo/Guidley me impuseram no final, me permitiu ficar focado em não deixá-los passar, disse Negri.
No último pit-stop os quatro primeiros entraram juntos nos boxes, e todos pensavam que o brasileiro iria ser substituido devido ao tempo em que já estava na pista. A equipe MSR decidiu manter Negri ao volante, quando quase todos demais trocaram seus pilotos, e assim conseguiram voltar em primeiro lugar, tendo entrado para troca em quarto lugar.
O brasileiro terminou a prova completamente exausto mas extremamente feliz, tendo elogiado muito seu companheiro que fez um excelente trabalho mantendo a posição durante seu stint, e sua equipe pela brilhante estratégia, que os colocou no lugar mais alto do pódio.
Sofri uma pressão quase insuportável, mas como estudei bem o tráfego dos GTs a minha frente, quando negociava as ultrapassagens, ganhava uma pequena folga. Foi tudo tão perfeito, tão bem calculado, que o computador de bordo acusou que o computador de bordo acusou que nosso combustível daria exatamente para as três voltas finais”, comentou Negri extasiado.
A vitória Negri deu o título do Campeonato de Construtores para Lexus (Toyota), que sempre acreditou na equipe e no piloto, e lhes entregou cinco provas atrás uma nova versão de motor. Assim que acabou a prova o brasileiro passou mal com calafrios e câimbras, sendo levado ao Medical Center, onde recebeu soro na veia, para reidratação.
Na terceira colocação completando o pódio terminaram Wallace/Leitzinger (Pontiac Crawford). Nesta segunda-feira Negri estará em Las Vegas, onde acontece a festa da entrega de prêmios.
Veja o resultado da Discount Tire Sunchaser
1º) Oswaldo Negri Jr./Mark Patterson (Michael Shank Racing – Lexus Riley)
2º) Michael McDowell/Guy Cosmo/Memo Gidley (Uniden Racing – Ford Crawford)
3º) Andy Wallace/Butch Leitzinger (Boss Motorsport – Pontiac Crawford)
4º) Scott Pruett/Luis Diaz /Scott Dixon (Chip Ganassi Racing – Lexus Riley)
5º) Brian Frisselle/Mike Borkowski/Burt Frisselle (Michael Shank Racing – Lexus Riley)
6º) Jorg Bergmeister/Colin Braun/Nic Johnsson (Krohn Racing – Ford Riley)
7º) David Donohue/Darren Law/Buddy Rice (Brumos Racing – Porsche Riley)
8º) Michael Jourdain/Harrison Brix/Oriol Servia (Doran Racing – Ford Doran)
9º) Jon Fogarty/Alex Gurney/Jimmy Vasser (Blackhawk Racing – Pontiac Riley)
10º) Mike Rockenfeller/Ralf Kelleners/Terry Borcheller (Alex Job Racing/Emory Motorsports – Porsche Crawford)
11º) Christian Fittipaldi/Eddie Cheever Jr./Hoover Orsi (Cheever Racing – Porsche Crawford)
35º) Mario Haberfeld/Adrian Fernandez/Vitor Meira (Lowe’s Fernandez Racing)