O gaúcho César Ramos (BMP Proar), em sua segunda temporada no automobilismo internacional, teve novamente duas apresentações de luxo, desta vez na Hungria, onde disputou a segunda rodada dupla do Campeonato Italiano de Fórmula Renault.
Na tomada de tempos, realizada ontem o piloto brasileiro, que compete pela equipe BVM Minardi, garantiu o segundo posto no grid de largada de ambas as provas, disputadas hoje no autódromo de Budapeste. A diferença de Ramos para Paul Varhaug, o norueguês autor da pole, foi de apenas 6 milésimos no grid da primeira corrida.
Nesta primeira prova Ramos largou bem e manteve-se em sua posição. Durante toda a primeira volta ele tentou superar o líder, que se defendeu bem. Na segunda metade da corrida Ramos voltou a pressionar o norueguês, mas acabou optando por garantir os 18 pontos do segundo lugar. É muito difícil ultrapassar na Hungria e, por isto, preferi garantir os pontos ao invés de tentar passar e acabar me envolvendo em acidente que me tirasse da corrida, contou César Ramos, que chegou a apenas 314 milésimos de segundo de Varhaug.
Na segunda corrida o piloto BMP Proar assumiu a liderança da prova ainda na primeira volta, mas um acidente na largada tornou obrigatória a intervenção do Safety Car. Neste momento, contrariando o regulamento, que não permite ultrapassagens com o Safety Car e bandeiras amarelas na pista, Paul Varhaug superou César Ramos e assumiu a liderança. Na relargada, quatro voltas depois, Ramos novamente pressionou o norueguês, mas não conseguiu reassumir a ponta, finalizando novamente em segundo, a 398 milésimos do vencedor. A equipe entrou com um recurso contra a ultrapassagem irregular do Varhaug. Levamos um da câmera on board do meu carro, que comprovava que estávamos certos em reclamar, mas os Comissários Desportivos não quiseram voltar atrás, o que lamento muito, disse um contrariado César Ramos.
Com os resultados, Ramos, que havia chegado à Budapeste na 9ª colocação no campeonato, ganhou cinco posições e agora é o quarto colocado, a apenas 4 pontos do segundo. Não marquei pontos na segunda prova de Vallelunga, na primeira etapa, em razão de um acidente, e não fosse isto, eu já estaria em segundo. Mas vamos em frente, ainda temos muitas provas pela frente e o objetivo é ser campeão, encerrou, contente pelas ótimas atuações, César Ramos.
Veja como fica a classificação do campeonato após duas rodadas
1º) Paul Varhaug, com 104 pontos
2º) Michele Faccin, 84
Niki Sebastiani, 84
4º) César Ramos, 80
5º) Adrian Quayfe-Hobbs, com 72 pontos