esportes@cascavelnews.com.br

Após as etapas de Interlagos, Tarumã e Londrina, o calendário do Campeonato Brasileiro de Endurance prossegue dia 30 de agosto no Autódromo Internacional de Curitiba, com a disputa da quarta prova de uma temporada de seis provas. Santa Cruz do Sul (RS), no dia 4 de outubro e Interlagos (SP), no dia 22 de novembro complementam o calendário da categoria, conforme o calendário atualizado divulgado pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 29 de junho último. Segundo Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, a próxima corrida em Curitiba deverá ter um aumento significativo no número de inscritos: “Fizemos algumas mudanças no calendário em função do clima econômico que afetou o automobilismo como um todo, entre elas a alteração da próxima etapa, que do dia 23 de agosto passou para o dia 30 para evitar a coincidência com uma prova dos Campeonatos GT3 e Maserati que serão realizados em São Paulo”,
Entre os motivos que justificam o entusiasmo e o otimismo de Valduga está o número de pilotos atualmente filiados à CBA entre janeiro e julho de 2009: 6.703 contra 6.150 das filiações registradas no mesmo período em 2008.
Líderes
A dupla paulista Daniel Serra e Francisco Longo, que divide a condução do Ferrari 430 GT2, lidera a categoria mais importante as quatro classes do certame: modelos da categoria protótipos FIA com motores até 2.000 cm³; as demais classes são abertas para protótipos nacionais com motor acima 2.000 cm³, modelos FIA GT2 e GT3 e turismo especial com motor turbo-alimentado. Após três etapas a posição do Campeonato Brasileiro de Endurance os líderes são: Cat. 1: Francisco Longo e Daniel Serra, 35 pontos; Cat. 2: Fernando Rebelatto, 52; Cat. 3: Pierre Ventura e João Cardoso, 40; Cat. 4: Algacir Sermann e José Cazuni, 38 pontos. A classificação completa do Campeonato Brasileiro está disponível no arquivo anexo.