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A equipe Massoni Racing enquanto não foi acometida por problemas deu show na pista do Kartódromo Internacional da Granja Viana, onde ontem foi disputado o 3º Campeonato Brasileiro de Endurance.
A equipe que teve os pilotos Felipe Leonardos (Massoni Racing/Opus Papeis), Vinicius Alvarenga (Massoni Racing/Puma/Colégio Espinoza), Felipe “Filé” Massoni e Lucas Souza liderou a maratona durante quatro horas e 30 minutos de competição, chegando a abrir duas voltas de vantagem para o segundo colocado.
Lucas Souza, que largou, assumiu a ponta com 1 hora e quarenta e cinco minutos de prova, e somente nos momentos de troca de pilotos e reabastecimento cedia a posição para os rivais. Na tentativa de superar os rapazes do kart 170, se revesaram as equipes GTP Motorsport dos pilotos Rafael Daniel, Ricardo Favoretto, Victor Guerin e Dudu Massa e a gaúcha Targh 400 com os pilotos Fernando Worthmann, Lucas Rodrigues, Pedro Gomes, Roberto Gomes e Rodrigo Miguel.
As dificuldades para todos competidores além do forte calor, era o alto consumo de pneus, e o quarteto paulista trabalhava brilhantemente sendo ao mesmo tempo constantes e economizando os pneus. Os gaúchos da Targh andando muito rápido assumiram a ponta após cinco horas e meia de prova.
Tudo seguia conforme o script, até que na sétima hora da prova um vazamento de combustível começou a enterrar os sonhos da Massoni do título. Vinicius Alvarenga valentemente ainda tentou se manter na pista, mesmo com o vazamento, mas as dores provocadas pelas queimaduras os forçaram a parar. O piloto teve de ser atendido no ambulatório do kartódromo e depois ainda passou por um hospital, mas medicado passa bem.
“Encheram o tanque até a boca e começou a vazar muito combustível, pelo respiro e escorrer pela coluna do volante para minhas pernas. Como estava com pneus zero, queria andar rápido e recuperar a liderança, mas teve um momento em que a dor ficou insuportável. Foi uma pena, pois estavamos andando muito bem”, declarou o jovem piloto.
Felipe Massoni rapidamente assumiu o lugar de Vinicius, mas voltas depois também entrou nos boxes com o mesmo problema, e também sofreu pequenas queimaduras. Foi então a vez de Felipe Leonardos acelerar o kart e tentar recuperar o prejuizo sofrido.
Felipe andou rápido e entregou o kart para Lucas Souza, mas no box declarou que o motor já não rendia mais o mesmo. Lucas que assumiu o volante em sexto e tentou conservar a posição, mas faltando quatro horas para o encerramento da prova quebrou a embreagem do kart, e a equipe mesmo trabalhando em ritmo frenético, perdeu cerca de 20 voltas parada nos boxes.
Mostrando um grande profissionalismo, mesmo sem chances de lutar por um lugar no pódio a equipe voltou à pista, e Felipe Leonardos conduziu o kart até a bandeirada.
“Para nosso primeiro Brasileiro acho que fizemos um excelente papel. Estivemos por horas na liderança, e não fosse o incidente do combustível o problema com o motor e embreagem, teríamos dado muito trabalho para a Targh”, disse Felipe Leonardos.
Ao final da maratona de 12 horas de competição a vitória foi dos gaúchos da Targh 400, uma das poucas equipes que participou de todos brasileiros, venceu com cinco voltas de vantagem sobre o segundo colocado, a equipe Penas (David Prior/José Pavão/José Urbano/Cristian), e completou o pódio a equipe GTP Motorsport.

Veja a classificação final Campeonato Brasileiro de Endurance
1º) Targh 400/Kart Mini – 785 voltas – 12h01m20s759
2º) Penas – 780
3º) GTP – 779
4º) MG Pneus – 778
5º) Hot Fuel – 776
6º) Beto Preparações – 774
7º) Margeon – 773
8º) MV – 768
9º) MV Racing – 766
10º) Stop Aço – 753
11º) Massoni – 746
12º) Massoni Opus – 745
13º) Taurus – 736
14º) Polipetro – 675
15º) LP Kart – 493
16º) ATW – 350