esportes@cascavelnews.com.br

Uma das categorias que experimentam maior nível de crescimento no cenário automobilístico nacional será apresentada ao público de Cascavel no dia 8 de julho. O Autódromo Internacional receberá os pilotos e equipes do Campeonato Brasileiro de Endurance, na terceira das seis etapas que compõem o calendário de 2007. O grid da competição é composto por máquinas exóticas montadas para as pistas à custa de um intenso trabalho de desenvolvimento.
É o caso do Mitsubishi Lancer dos pilotos paulistas Leandro Almeida e Eduardo Souza Ramos. Já integrando o grid da categoria há algumas temporadas, o carro tem-se mostrado um dos mais confiáveis e competitivos de 2007. A dupla saiu vencedora da classe 1 nas duas primeiras etapas, disputadas em Londrina e em Porto Alegre, e lidera com 40 pontos, 15 a mais que os gaúchos Vitor Rosa e João Sant’Anna, vice-líderes com um protótipo.
O grupo 2 apresenta, igualmente, carros que vão chamar atenção na pista de Cascavel, como o Vectra dos paulistas Fernando Rebelatto, Ricardo Dilser e Eduardo Prado. Rebelatto, que disputou e venceu as duas primeiras etapas, está na liderança, com 40 pontos. Seus dois parceiros têm uma participação, cada, e empatam em segundo com 20. Os paranaenses Oscar Branco e Tadeu Kowalczuk estão em terceiro, com 15. Eles pilotam um Mitsubishi Lancer.
O grid do grupo 2 mantém a expectativa sobre a confirmação da inscrição do BMW 328i com motor V8 da dupla formada pelos paulistas Fábio Sotto Mayor e Henry Viscondi. Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o carro esteve na pista na abertura da temporada, em Londrina, onde a dupla não pontuou. A equipe Eurobike não competiu em Tarumã, para dar seqüência ao desenvolvimento do novo carro, que poderá estar no grid cascavelense.
A categoria 3 é composta unicamente pelos protótipos. No Brasil, estes carros, que podem ter motores aspirados ou turbo, só não têm maior velocidade absoluta que os da Fórmula 3. Os líderes são os paranaenses Roberto Ramos e Maicon Tumiate, vencedores das duas primeiras etapas. No grupo 4, por fim, os irmãos Eliezer e Eliel Olivera, de Brasília, estão em primeiro na tabela de pontos, também com duas vitórias. Eles competem com um Corsa.
A terceira etapa do Brasileiro de Endurance em Cascavel terá duração de três horas. A corrida vai compor a programação do “Cascavel Racing Day”, evento que também terá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos, liderado pelo paranaense Geraldo Sermann, e a terceira prova da temporada do Regional de Marcas & Pilotos de Cascavel, que tem como líderes Alysson Moreno, no grupo A, e Leônidas Fagundes Júnior, no grupo N.