esportes@cascavelnews.com.br

A cidade mais alemã do Brasil já respira velocidade, Pomerode fica a 150 quilômetros da capital catarinense Florianópolis e está movimentada como se fosse cidade grande. A sexta etapa de uma série de oito do Brasileiro de Rali de Velocidade vai começar a definir as duplas que vão brigar pelo caneco da temporada.
Vinte e três duplas de todo o país vão percorrer 95 quilômetros de trechos cronometrados, sendo 55 de deslocamentos, totalizando 150 quilômetros em seis especiais bem técnicas e aprovada pela grande maioria dos pilotos.
A grande novidade nessa etapa vão ser as Pajeros Tr4, que disputam a Mitsubishi Cup e vão concorrer na etapa ao lado das maquinas que já disputaram o nacional da modalidade. Outro destaque fica por conta de uma dupla na categoria A6, o prefeito da cidade de Pomerode Paulo Pizzolatti vai ser o navegador do piloto local Elcio Lange.
Das quatro categorias em disputas, três podem definir os campeões, devido a problemas de saúde a dupla Milton e André Pagliosa não veio para Pomerode, caso Oswaldo Scheer e Gilvan Jablonski vencem a prova garantem por antecipação o título de 2009.
Na Categoria A6, os gaúchos Marcos e Roger Valandro podem levar o título para o Rio Grande do Sul com uma combinação de resultados, se vencerem o rally e a dupla catarinense Eduardo Scheer e Geferson Pavinato chegarem na quarta posição, a dupla gaúcha sai de Santa Catarina com a campeonato garantido.
Na N2 Light, caso complete a prova a dupla de Florianópolis Vicente Orige e Graziela Silva vai sair da região do vale do Itajaí com caneco da temporada.
A única categoria que a disputa está intensa é na categoria N3, quatro duplas brigam pelo título, o título deve ser decidido apenas na última etapa.

Classificação do Campeonato Brasileiro após cinco etapas
CATEGORIA N4
1º) Oswaldo Scheer/Gilvan Jablonski – Mitsubishi Lancer – 43p
2º) Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 32p
3º) Leandro Brustolin/Daniel Cecconello – Mitsubishi Lancer – 20p

CATEGORIA N3
1º) Luis Tedesco/Raphael Furtado – Fiat Palio – 36p
2º) Juliano Sartori/Rafael Sartori – Ford Focus – 32p
3º) Rafael Tulio/Cesar Valandro – Peugeot 206 – 31p
4º) Mauricio Neves/Armando Miranda – GM Celta – 24p
5º) Marcelo Mendes/Sidinei Broering – GM Celta – 23p

CATEGORIA N2 LIGHT
1º) Vicente Orige/Graziela Silva – GM Celta – 36p
2º) José Barros Neto/Emilia Abadia – GM Celta – 16p
3º) Tiago Mocelin/Robson Giacomel – Fiat Palio – 16p

CATEGORIA A6
1º) Marcos Valandro/Roger Valandro – VW Gol – 36p
2º) Eduardo Scheer/Geferson Pavinatto – Renault Clio – 20,5p
3º) Marcos Tokarski/Beatriz Gavieta – Peugeot 206 – 10p