A chegada de novos carros, a disputa em apenas três categorias e um programa de revitalização liderado por pilotos e preparadores marcam a edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade. A temporada inicia no fim de semana de 7 de março, em Curitiba, com a disputa de um prova que também vale para o Campeonato Sulamericano da Confederação Sulamericana de Automobilismo, a Codasur, e pelo Internacional Rally Challenge, modalidade que é considerada o estágio derradeiro para ingressar no mundial da modalidade. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Rally, Djalma Neves, as mudanças aprovadas para este ano deverão marcar uma nova era na especialidade: Conseguimos que todos os principais atores desse show que é o rali de velocidade – pilotos, equipes, preparadores e organizadores- sentassem à mesma mesa e chegassem a um consenso no que diz respeito ao programa de 2010. Isto nos dá uma base importante para crescer e consolidar o trabalho que várias fábricas desenvolvem, caso das competições monomarca.
A grande novidade da temporada, no que se refere aos carros, é a chegada do VW Gol que será preparado pela equipe ProMacchina, de Maurício Neves, igualmente um dos pilotos. A concentração dos automóveis em apenas três categorias também resultará em melhor divulgação e maiores disputas segundo Neves: Com a criação da Super N teremos condição de agrupar as marcas nacionais em um confronto direto e dentro de um regulamento que leva em conta a realidade brasileira. Já a N-2 Light foi criada para facilitar o acesso de duplas que já disputam as competições monomarca e que buscam disputar um degrau mais alto no rally nacional. A N-4, aberta aos carros mais potentes, segue com seu regulamento inalterado.
Confira o calendário do Campeonato Brasileiro de Rali de 2010
7 março – Curitiba (PR)
2 de maio – Erechim (RS)
18 de julho – Pomerode (SC)
5 de setembro – Ouro Branco (MG)
24 de outubro A definir
21 de novembro – A definir