esportes@cascavelnews.com.br

Um final de semana com muita velocidade. Essa foi a regra sábado e domingo no Autódromo Cidade de Joinville (SC) durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro e da 2ª Copa do Brasil de Velocidade na Terra.
Os treinos livres iniciaram no sábado à tarde e já deram uma mostra do que seria o final de semana em Joinville. Pilotos de quase todo o país buscavam o melhor acerto possível em busca do título nacional da 2ª Copa do Brasil que é realizado em etapa única e pontos para a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro.
No sábado as competições iniciaram com os treinos classificatórios em 4 das 5 categorias e os pilotos catarinenses saíram na frente na Marcas N com Jorge Rohden e na Turismo 1600 com o piloto local, Murilo Hess. Na Formula Tubular a pole ficou para Romeu Franciosi e na Super Formula Tubular com Ricardo Fragnani.
Ainda no sábado foram realizadas duas baterias. Uma, da Turismo 1600 que teve como vencedor o joinvilense Murilo Hess em grande disputa com outro piloto local, Márcio Spanholli (foto). Em terceiro finalizou o mineiro Wanderson de Freitas. Na Super Fórmula Tubular a vitória da primeira prova foi do paulista Ricardo Fragnani com Wellington Antunes em segundo. Já na Fórmula Tubular César Freitas venceu com Romeu Franciosi em segundo.
No domingo, com muito sol e sem previsão de chuva, os trenós livres iniciaram pela manhã com a categoria Stock 5000. Logo após iniciaram os treinos classificatórios para as provas de domingo. Quem saiu na frente no domingo foi Roberto Pruner que conquistou a pole na Stock 5000 e venceu as duas baterias e ganhou a Copa do Brasil. Em segundo chegou José Franzoi e em terceiro Anderson Andrade.
Na Marcas N o catarinense Walter Schmtiz Neto venceu as duas baterias e garantiu o título da Copa do Brasil na categoria. Em segundo chegou Leopoldo Mess Neto e em terceiro José Osvaldo de Oliveira.
A segunda prova da Turismo 1600 quase que repetiu o resultado anterior quando faltando quatro voltas para o final, o líder Murilo Hess, teve problemas na transmissão e abandonou , deixando o caminho livre para a vitória de Márcio Spanholli que com o resultado conquistou a Copa do Brasil e marcou pontos importantes no Campeonato Brasileiro.
Nas categorias Fórmula Tubular e Super Tubular a disputa foi forte durante toda a bateria. O vencedor da Super F.Tubular, Wellington Antunes saiu na frente e foi perseguido de perto durante todo tempo por Ricardo Fragnani. Na Copa do Brasil, com a soma dos tempos, a vitória ficou com Fragnani, Wellington em segundo e Ricardo Kreuz em terceiro.
Na Fórmula Tubular a vitória ficou com Romeu Franciosi tendo César de Freitas em segundo e Dito Gianetti em terceiro.
Para os organizadores da competição o saldo foi positivo. “Tivemos boas disputas em todas as categorias e o mais importante foi a possibilidade que os competidores e equipes tiveram para trocar informações e experiências. Com esse evento realizado em Santa Catarina o esporte cresceu muito”, disse Rubens Carpinelli presidente da Comissão Nacional de Automobilismo na Terra da Confederação Brasileira de Automobilismo. “Foi uma pena a chuva da quinta e sexta feira que não permitiu que tivéssemos uma pista em condições ideais, mas a avaliação final foi boa e conseguimos mostrar que temos condições para sediar e organizar provas do Campeonato Brasileiro”, finalizou o promotor Rogério Eineck.
A quarta e última etapa do Campeonato Brasileiro será em outubro na cidade de Piracicaba ,São Paulo em outubro.
A 2ª Copa Brasil de Automobilismo na Terra e a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro tem Supervisão da CBA e Fauesc, Promoção MRCOM Comunicação e Eventos e o patrocínio da JK Pneus, Bridgestone, Amorim Vedações Industriais, Berlanda e com o apoio do Fundesporte.