Serão realizadas amanhã e domingo a primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2008, no Autódromo de São José dos Pinhais. Organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), serão disputadas as categorias Fusca Velocidade, Turismo 1600, Turismo 5000, Fórmula e Super Fórmula Tubular.
Para o piloto Christiano Bornemann (WD-40/Embretech/Mundial Prime), será um incentivo a mais iniciar o campeonato em casa, pois obtendo um bom resultado nas duas primeiras etapas, terá ânimo para as próximas etapas fora de casa, no Rio Grande do Sul e São Paulo, já confirmadas. Vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro é nosso primeiro objetivo e no último fim de semana de março teremos esta oportunidade. Precisamos de uma vitória para mostrar a força do Paraná nesta modalidade do automobilismo, disse Chris Bornemann.
A equipe de Chris Bornemann, do Gol n.º 43, que conta com a preparação da Ávila Racing, do experiente preparador Nivaldo Ávila e com o apoio do seu pai, o experiente piloto José Bornemann, como chefe de equipe, já confirmou presença nas demais etapas do Brasileiro de Velocidade na Terra. Diferente de anos anteriores, neste ano vamos participar de todo o Campeonato Brasileiro. Temos um bom equipamento e condições de brigar pelo título da categoria Turismo 1600. Já negociamos com nossos patrocinadores, que apóiam 100% a nossa iniciativa, afirmou Chris Bornemann (Bana Pneus).
TURISMO 5000 – A temporada 2008 do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra tem um novo estreante na categoria Stock Car: Luiz Alberto Fontana. Famoso nas tradicionais provas do Paranaense de Arrancada, com seu Dragster 303, Fontana inicia nova etapa em sua carreira de piloto, onde já participou de provas de kart, moto, jipe, rali e arrancada entre outros. Na primeira etapa do Paranaense, fez segundo lugar em sua categoria, numa boa performance.
Com o apoio da Metalúrgica Rodrigaço, Alarmes Eclipse, Colchões Ronconi, DGA Transportes, TBL Logística, Love Pizza Grill e Jipepar, Fontana terá a sua primeira experiência no Campeonato Brasileiro. Esta prova promete ser muito disputada, com carros do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, num grid aproximado de 16 carros. Com pista cheia, o interessante é largar na frente para não pegar muita poeira, pois isso muda até o tipo de tocada, porque não vemos quase nada à frente, declarou Luiz Alberto Fontana.
FUSCA VELOCIDADE – O piloto curitibano Rogério Melani (Adega The Mufs/Academia R2), que conta com a preparação de Fabiano Ávila, da Equipe Rancho Brasil Competições, quer fazer bonito no Brasileiro de Velocidade na Terra. Estreando novo carro nesta temporada, Rogério Melani acredita que os resultados começarão a aparecer. Passamos por uma fase de adaptação com o novo preparador, que ficou quatro anos afastado das pistas. Mas precisamos contar também com o fator sorte, pois não adianta um bom equipamento e boa performance e o carro quebrar, comentou Rogério Melani.
Sobre o Brasileiro Rogério se mostrou empolgado. Sei que estarei competindo com pilotos de ponta de todo o Brasil, mas acredito num bom resultado. Vou tentar largar na primeira fila e manter as primeiras posições nas duas provas. Estarei contando com a ajuda do meu filho, o piloto Ricardo Melani, que retornou em alto estilo ao automobilismo em 2008, para quem sabe no domingo poder estar no lugar mais alto do pódio, concluiu Rogério Melani.