esportes@cascavelnews.com.br

Adriano Buzaid vai largar na pole position pela primeira vez na Fórmula 3 Inglesa. O piloto, que faz sua temporada de estreia na categoria, foi o mais rápido no treino classificatório para a 14ª etapa, que será disputada neste sábado no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Um piloto brasileiro não conquistava a posição de honra no grid da categoria havia três anos. O último foi Bruno Senna, em agosto de 2006.
“É um resultado muito especial para mim. Não só por largar na pole position, mas também por fazer isso aqui, numa pista tão tradicional, justamente na etapa mais difícil do ano, superando os carros da ART”, comemorou o piloto de 21 anos de idade, referindo-se ao time imbatível da Fórmula 3 Européia, que inscreveu quatro carros para uma participação extra nesta rodada da Fórmula 3 Inglesa.
Com pista molhada, ele foi o mais rápido durante quase toda a sessão e registrou o tempo que lhe deu o primeiro lugar no grid dez minutos antes do encerramento do treino. “Eu fiquei preocupado, pensando que alguém poderia melhorar no final, mas deu tudo muito certo”, contou Adriano Buzaid. Desde a véspera, quando foi o mais rápido em uma das sessões, a T-Sport mostrava ter um carro melhor acertado para a chuva.
O dia poderia ter sido perfeito para Adriano Buzaid. Ele terminou em terceiro lugar na 13ª etapa, disputada nesta sexta-feira, foi ao pódio e fez festa, mas logo depois recebeu uma punição, com acréscimo de um minuto ao tempo final de prova, saindo até mesmo da zona de pontos. “Fiquei bastante chateado porque fiz uma ótima prova e este resultado me faria subir para quarto no campeonato”, lamentou o brasileiro.
“Os comissários alegaram que eu posicionei meu carro para a largada vinte centímetros à frente do permitido, mas não tem vídeo, não tem nada. A única gravação que poderia ser usada, e isso foi feito em minha defesa, era a da câmera onboard, mas nem dava para ver direito”, acrescentou Adriano Buzaid. Ele questionou também o fato de receber um minuto, tempo exagerado comparado com outras punições.
“Geralmente, quando isso acontece você toma um drive-thru. Se não cumpre, te acrescentam 25 segundos. Comigo, agiram diferente e além de não me avisarem durante a corrida me puniram de forma mais severa”, disse. “Mas amanhã é outro dia, estou largando na pole position e quero fazer mais uma boa corrida aqui em Spa-Francorchamps”, concluiu. A largada está prevista para 08h15 no horário brasileiro.

HOMENAGEM
A pole position de Adriano Buzaid complementa a homenagem que ele está fazendo neste fim de semana ao amigo Henry Surtees, piloto que morreu no último domingo, durante uma prova de Fórmula 2 em Brands Hatch, na Inglaterra. “Estou correndo com uma faixa preta no bico do carro em sinal de luto”, contou Adriano Buzaid. Os dois correram juntos, chegaram a dividir a mesma equipe e eram amigos.