esportes@cascavelnews.com.br

Cerca de 80 dos 14.000 corredores inscritos na 10ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro largam nos pelotões de elite masculino e feminino da competição neste domingo, em São Conrado, para a disputa de uma das principais provas do calendário nacional de corridas de rua. A grande maioria desses atletas participa da prova com um objetivo comum: lutar por uma das duas vagas do Brasil na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
A corrida, que faz parte do calendário de eventos Rio-2007, serve de preparação para os atletas que ainda este ano vão disputar provas no exterior na tentativa de melhorar a posição no ranking brasileiro de maratona. Afinal, os dois atletas mais bem colocados na lista no período de 1º. de janeiro de 2006 a 22 de abril de 2007, tanto no masculino como no feminino, serão convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o Pan.
Maria Zeferina Baldaia e José Teles, do Pinheiros/Mizuno, por exemplo, viajam na segunda-feira, um dia depois de disputar a Meia Maratona, para Paipa, na Colômbia, para um estágio de treinamento em altitude. Os dois vão tentar uma boa marca na Maratona de Amsterdã, na Holanda, no dia 15 de outubro. “Quero conseguir um grande resultado lá e brigar por uma das duas vagas do Brasil no Pan”, comenta Zeferina, campeã da São Silvestre de 2001. “Meu objetivo era a Maratona de Chicago e agora mudamos para a da Amsterdã, considerada mais rápida”, explica Teles, campeão da Maratona de São Paulo no ano passado.
Quem vai correr em Amsterdã também é Marizete de Paula Rezende, vice-campeã da Maratona de São Paulo de 2006 e líder do ranking nacional. “Tenho o melhor índice em maratona do país e hoje isso já garantiria uma vaga na competição. Mas, sei que a coisa não é bem assim. Quero melhorar ainda mais para assegurar de vez a minha presença”, explica Marizete.
Campeãs na prova
Berlim e Milão são os destinos de outros atletas na busca por boas marcas. Sirlene de Pinho, atual campeã da Meia Maratona do Rio, e Márcia Narloch, campeã pan-americana em Santo Domingo, em 2003, preparam-se para a prova da capital alemã, no dia 24 de setembro, enquanto Frank Caldeira, da Pé de Vento/Nike, que vem de estágio de treinamento em Cochabamba, na Bolívia, especialmente para correr no Rio, tentará bom resultado no dia 8 de outubro, em Milão.
“Tenho 2h42min como melhor marca e quero diminuir dez minutos do meu tempo. Isso seria o ideal. Estou atrás desta marca para quem sabe conseguir garantir a minha presença no Pan”, comenta Sirlene. “O importante é que estou bem melhor agora do que no ano passado. Totalmente zerada de lesões, pronta para fazer uma boa prova tanto no Rio como na Alemanha”, garante a experiente Márcia Narloch.
Já Franck Caldeira espera que o treinamento feito na altitude boliviana o ajude no seu objetivo: completar os 42.195 metros da prova de Milão em torno de 2h10. “Esta marca me deixaria com a vaga quase assegurada para o Rio-2007”, acredita o mineiro, de 23 anos.