esportes@cascavelnews.com.br

Campeões do primeiro campeonato da temporada européia da classe Star em 2007, Robert Scheidt e Bruno Prada estréiam hoje no Campeonato Europeu de Primavera de Vela A dupla brasileira, que venceu o Troféu Princesa Sofia na semana passada, entra na disputa como uma das favoritas ao título, já que conhece bastante os atalhos da raia em Palma de Mallorca, na Espanha.
“Estamos muito motivados com o título do Princesa Sofia. Tivemos só um dia de descanso e, em seguida, aproveitamos para fazer alguns ajustes e testes no novo mastro do barco, que será nossa segunda opção no Mundial de Cascais”, conta Scheidt, referindo-se à competição mais importante do calendário da dupla no ano. “Os treinos têm sido muito duros, sob frio e chuva”, completa o bicampeão olímpico, tricampeão pan-americano e oito vezes campeão mundial.
Patrocinados por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley, CNA Idiomas, Varig e Volvo, Robert e Bruno terão seis regatas pela frente em Palma de Mallorca, com um descarte para cada um dos 51 barcos inscritos. Não há Regata da Medalha. “A dupla sueca (Fredrik Loof e Anders Ekstrom) e as norte-americanos não vêm, mas o mais importante é que os três primeiros do ranking mundial estão aqui”, afirma o proeiro Bruno Prada.
De acordo com o ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), os três primeiros colocados são os neozelandeses Hamish Pepper e Dave Giles, os franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau e os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, respectivamente. Terceiro colocado no Troféu Princesa Sofia, Pepper veleja na Espanha com o proeiro norte-americano Brao Nichol, quarto colocado no Mundial de São Francisco de 2006 em parceria com Andrew Horton.
Robert Scheidt e Bruno Prada disputam a partir de hoje a terceira competição da temporada. Na estréia, no Brasil, a dupla conquistou o título da Pré-Olímpica de Búzios.