esportes@cascavelnews.com.br

SÃO PAULO (SP) – Os mineiros Franck Caldeira e Lucélia Peres, que ganharam a prova em 2006, estão prontos para tentar o bi na 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada quinta-feira por 21.000 inscritos por ruas e avenidas de São Paulo. Eles são os destaques do pelotão de elite brasileiro, que tentará a difícil missão de acabar com a hegemonia estrangeira na mais importante corrida de rua da América Latina.
Franck Caldeira bem que tentou brigar com os africanos este ano, mas não levou a melhor em nenhum confronto. Foi vice-campeão da Maratona de São Paulo e terceiro colocado na Volta da Pampulha, sempre superado por corredores da África, mas terminando como o brasileiro mais bem colocado. Na Prova Sargento Gonzaguinha, que serviu de treinamento e não contou com estrangeiros, o atleta do Cruzeiro venceu com facilidade.
“Estou treinando cada vez mais e o meu objetivo é melhorar meus resultados. A presença dos africanos é sempre um motivo desafiador. Quero ganhar deles e por isso estou me esforçando ao máximo”, disse o atleta, que se prepara na altitude de 1.600 metros em relação ao nível do mar em Campos do Jordão (SP).
Franck é tricampeão da Volta da Pampulha, bicampeão da Maratona de São Paulo, campeão da Meia Maratona do Sul e ganhador da medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro.
Além de Franck, o baiano Giomar Pereira da Silva, tricampeão do Ranking dos Corredores de Rua da Caixa/CBAt, é outra aposta brasileira no masculino. Sétimo e nono colocado nas últimas duas edições da São Silvestre, ele terminou em terceiro na Meia Maratona do Rio, terminando como o brasileiro mais bem colocado. Foi quarto na Maratona de São Paulo e quarto na Pampulha. “Procurei focar na São Silvestre nas últimas semanas e o objetivo é correr a prova da melhor forma possível”, disse.
Outros candidatos ao pódio são Raimundo Nonato de Aguiar, o brasileiro mais bem colocado no ano passado na São Silvestre (7º lugar); João Ferreira de Lima, o João da Bota; Marildo José Barducco (5º em 2007), José Teles (o único brasileiro a completar o percurso da maratona na Olimpíada de Pequim); Damião Ancelmo de Souza, vencedor da Viva Feliz 10K Brasília e Meia Maratona de São Paulo; Adriano Bastos, hexacampeão da Maratona da Disney.

CATEGORIA FEMININA – No feminino, Lucélia Peres não teve um ano consistente, por causa de contusões. Na Volta da Pampulha, no início de dezembro, por exemplo, terminou em oitavo lugar. Está treinando forte para recuperar a forma que a levou a ganhar o tricampeonato da Pampulha, a Meia Maratona do Rio e a São Silvestre, além do bronze nos 10.000 metros do Pan do Rio.
Líder do Ranking de Corredoras de Rua da Caixa/CBAt, a baiana radicada em Brasília Marizete Moreira é uma das esperanças. Ela ganhou este ano a Maratona de São Paulo. Outra atleta experiente é Marizete Rezende, vice-líder do ranking e que tem no currículo vitórias na São Silvestre, Maratona de São Paulo e Meia Maratona do Rio.
A mineira Maria Zeferina Baldaia tem os mesmo títulos de Marizete Rezende e também lutará pelo bi na São Silvestre. Outros destaques no pelotão são Marily dos Santos, Edielza Alves, Cruz Nonata da Silva, Conceição Maria Oliveira, Rosangela Raimunda Pereira, Sueli Pereira Silva, Adriana Aparecida da Silva, Andrea Celeste Benites, Sirlene de Pinho, Sueli Aparecida Vieira, Tatiele Carvalho e Zenaide Vieira, vencedora da Gonzaguinha deste ano e a brasileira mais bem colocada no 10K Rio – Corrida Pan-Americana.

ESTRANGEIROS – Entre os estrangeiros confirmados estão o tricampeão Robert Cheruiyot (QUE), o atual campeão James Kwambai (QUE), o bicampeão da Pampulha Nicholas Koech (QUE); o campeão dos 10K do Brasil e do 10K Rio Martin Sule (TAN); campeã e recordista da Pampulha Pasalia Chepkorir (QUE); Olivera Jevtic (SER), bicampeã da São Silvestre; Derartu Tulu (ETI), campeã da Maratona de Nova York de 2009 e da São Silvestre de 1994.
Do grupo mais jovem os destaques são o etíope Ibrahim Jeilan, campeão mundial júnior dos 10.000 metros em Pequim (28min53s29), em 2006; o tanzaniano Marco Joseph, quarto colocado na São Silvestre do ano passado, os quenianos Elias Chelimo, campeão da Maratona de São Paulo e da Meia do Rio, em 2009; e Stanley Biwott.
A prova desta quinta-feira terá os seguintes horários de largada: 15h00 – cadeirantes e handcycle (masculino e feminino); 15h05 – outras categorias de atletas com deficiência; 16h30 – elite feminina; e 16h47 – elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será dada em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).