Algumas horas separam os pilotos Felipe Pohletto, de 17 anos, e Giancarlo Vilarinho, de 14 anos, da primeira experiência na Fórmula BMW Norte-Americana, o passo inicial para a carreira de ambos no exterior. Eles estão confirmados para uma sessão de testes no circuito de Moroso, na Flórida, na próxima semana. Serão três dias de treinos com a equipe Haberfeld & Walker Racing, de propriedade do também brasileiro Mario Haberfeld, com metas diferenciadas para cada um deles.
Felipe Pohletto, campeão da Stock Júnior, vai experimentar pela primeira vez um carro da categoria e pode ser um dos pilotos da equipe neste ano. Os ensaios nos Estados Unidos devem ajudá-lo a conhecer o time e o equipamento, facilitando as negociações. Giancarlo Vilarinho faz planos um pouco mais longos. Vai continuar correndo de kart no Brasil, mas fechou um acordo com a Haberfeld & Walker Racing para participar de todo o programa de testes em 2007, planejando sua estréia para o ano que vem (quando terá a idade mínima necessária).
De qualquer forma, o piloto Mario Haberfeld começa a colher os primeiros frutos de seu trabalho, que tem como uma das funções usar a equipe para abrir as portas do automobilismo internacional para jovens brasileiros. São dois garotos de muito talento, com um ótimo futuro pela frente e estou ansioso para recebê-los. Eles estão mostrando que meu esforço vale a pena e quero ajudá-los o máximo possível aqui nos Estados Unidos, desde os primeiros testes, comenta Mario Haberfeld.
A temporada da Fórmula BMW Norte-Americana começa em maio e tem como principal atração o fato de oferecer um amplo programa de treinos, além de um calendário interessante, com duas provas preliminares da Fórmula 1 (em Montreal e Indianápolis) e outras duas na programação da Champ Car (em San Jose e Elkhart Lake). Nas primeiras atividades da Haberfeld & Walker Racing, marcadas para os próximos dias 9, 10 e 11 de janeiro, Felipe Pohletto vai pilotar nos dois primeiros dias e Giancarlo Vilarinho no último.
O melhor de começar os trabalhos tão cedo é que o Felipe Pohletto terá mais tempo para se preparar para a temporada, independente de qualquer acordo com o time, enquanto no caso do Giancarlo Vilarinho o projeto é mesmo para ele ganhar experiência aqui fora, pensando em 2008, analisa Mario Habefeld, que fará seu segundo ano como chefe de equipe, mesmo permanecendo em atividade como piloto (no ano passado, fez a temporada da Grand Am).
F-BMW
Mais do que uma categoria-escola, a Fórmula BMW vem se tornando uma verdadeira vitrine de talentos. Está presente na Alemanha, Inglaterra, Ásia e Estados Unidos, faz preliminar dos principais campeonatos do automobilismo mundial e serve de plataforma para a escolha dos nomes que integram o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe BMW Sauber. Os melhores pilotos de cada um dos campeonatos disputam uma final em novembro e o vencedor garante um teste na Fórmula 1.