O kartista paulista Bruno Miloni (Tejofran/Thunder Kart/Agraupe/Ygor Kart Racing) foi um dos grandes destaques das provas que definiram os primeiros Campeões Brasileiros da categoria Super F-4 e disputadas sábado e domingo no Kartódromo Raceland, em Pinhais, na região metropolitana da Curitiba (PR), conquistando uma das cobiçadas vagas no pódio.
Aos 23 anos de idade e remanescente da ultima grande geração de kartistas Graduados do Campeonato Paulista de Kart, que reunia mensalmente em seus grids dezenas dos melhores pilotos da modalidade do Brasil e do continente Sulamericano, Bruno Miloni dedicou-se nas ultimas temporadas aos micromonopostos equipados com motores quatro tempos, tornando-se desde então um dos principais especialistas do país na difícil condução desses bólidos, já que com potencia menor que os velozes dois tempos com que competia no passado, para se ser competitivo nos four stroke a tocada tem, obrigatoriamente, de ser limpa, sem erros, dentro daquilo que os italianos passaram a chamar com propriedade de guida pulita.
Líder isolado da categoria Sport 400 no mais competitivo certame regional do kartismo nacional, a Copa São Paulo de Kart Granja Viana – a classe que reúne à cada prova mais de trinta karts em seu grid -, com 116 pontos conquistados, contra apenas 64 de se mais direto perseguidor, Miloni foi escolhido pela mais nova fabrica de chassis para kart do Brasil, a Thunder Kart, para defender suas cores na histórica primeira participação da categoria no Campeonato Brasileiro de Kart.
Na tomada de tempos classificatórios, que definiu a ordem de largada para a primeira das duas baterias que compuseram o certame nacional para a categoria, Bruno Miloni enfrentou dificuldades com o ajuste de seu kart na pista molhada pelas chuvas que abateram sobre o Kartódromo Raceland no dia reservado para as tomadas de tempos. Afinal os dois treinos livres realizados haviam sido feito com pista seca e por ser a primeira competição do chassis Thunder no circuito, a equipe Ygor Kart Racing ainda não tinha referencias para o set-up básico do novo e competitivo equipamento. Mesmo assim, Miloni garantiu a quinta posição do grid.
Na sexta-feira a primeira bateria e com a pista novamente seca. Autorizada a largada, Bruno Miloni conseguiu largar bem, assumindo de pronto a terceira colocação na prova. Após fantástica batalha com o brasiliense Thiago Azallini, o carioca Nicholas Costa e o paulista Oscar Alves, Miloni conseguiu divisar a bandeira a quadros na terceira posição, a mesma que ocuparia na bateria final do sábado (25/07), que cristalizaria o primeiro Campeão Brasileiro da Super F-4.
As chuvas voltaram no sábado e, em razão delas e de alguns acidentes de largada em outras categorias, a largada da Super F-4 acabou acontecendo já no período noturno e sob as luzes dos refletores do kartódromo. Após algumas voltas Miloni assumiu a segunda colocação e mantendo forte ritmo de prova era o único a conseguir acompanhar o avassalador ritmo de João Gonçalves – o líder da competição e já impondo grande vantagem para Nicholas Costa e Fernando Junior, que duelavam pela terceira colocação.
As voltas passavam celeremente na extremamente fria e chuvosa noite curitibana, mas Bruno Miloni (Tejofran/ Thunder Kart/ Agraupe/ Ygor Kart Racing) não aliviava o pé do fundo do acelerador de seu micromonoposto. Apenas mais uma volta pelo circuito de 1.250 metros do belíssimo Kartódromo Raceland Internacional e o titulo de Vice-Campeão Brasileiro de Kart consagraria o bom trabalho do piloto paulista e da equipe Tejofran/ Thunder Kart/ Agraupe/ Ygor Kart Racing, mas ao cruzar uma das inúmeras poças dágua formadas sobre a pista, inesperadamente, o motor de seu kart começou a falhar. O veloz ritmo de seu kart foi instantaneamente substituído por um quase tremulante soluçar que permitiu a rápida aproximação e ultrapassagem de quatro concorrentes.
Bruno Miloni conseguiu cruzar a linha final na quinta posição final, com seu kart lentamente soluçando, no mesmo diapasão de seu peito, que fazia seu rosto banhar-se em disfarçadas lágrimas que se misturavam às gélidas gotas de chuva.
Após a soma dos pontos conquistados, Bruno Miloni garantiu o quarto colocado no 44º Campeonato Brasileiro de Kart, marcando a primeira presença do chassis Thunder Kart em um pódio nacional.
O resultado final não demonstra o desempenho apresentado por nossa equipe ao longo do Brasileiro de 2009. Estamos felizes por estar no primeiro pódio da categoria, mas quem acompanhou de perto as provas da Super F-4 sabe que esse quarto lugar tem um gostinho de vicecampeonato, que só não veio porque os deuses da velocidade acharam que não era a hora. Isso tudo serve para trabalharmos ainda mais e chegarmos ainda mais fortes no próximo Brasileiro de Kart, esclareceu o competente preparador paulista Ygor Galli.
Classificação final da categoria Super F-4 B
1º) João Gonçalves (SP), com 22 pontos
2º) Nicholas Costa (RJ), 18
3º) Oscar Alves Neto (SP), 15
4º) Bruno Miloni (SP), 14
5º) Giovanne Durazzo (SP), 13
6º) André Salmoria (SP), 10
7º) Thiago Bittencourt (PR), 6
8º) Allison Colussi (SC), 5
9º) Jandre Nunes (PR), 4
10º) Thiago Azalini (DF), com 3 pontos