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CAMPO GRANDE – Luciano Burti (Itaipava Racing Team) não teve adversários na disputa da 5ª etapa da temporada da Stock Car. Com uma estratégia perfeita, ele largou em segundo, assumiu a liderança ainda na primeira curva e não correu riscos desnecessários para vencer a segunda em sua carreira na categoria. Em segundo, chegou o pole position Allam Khodair (Blau Vogel Motorsport). Marcos Gomes (Medley FullTime Sports) completou o pódio no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS). Com o abandono de Átila Abreu no início da prova, a liderança da classificação voltou para Thiago Camilo (Ipiranga RCM), o quarto colocado. O público estimado no evento na capital sul-mato-grossense foi de 30 mil pessoas.
“Nas duas últimas corridas (Ribeirão Preto e Velopark) as coisas não deram nada certo para mim, mas aqui em Campo Grande a equipe me deu um carro muito bom, a estratégia foi perfeita e a minha largada foi decisiva. É óbvio que vencer tem um sabor especial. Estou muito contente”, comemorou Burti, que na terceira etapa, na pista de rua de Ribeirão, largou na pole, liderou boa parte da prova, mas foi punido. Na quarta corrida, no Rio Grande do Sul, abandonou ainda no início.
O pole position Allam Khodair perdeu a liderança na primeira curva, enfrentou problemas nos freios e teve de fazer uma corrida cautelosa, pensando em garantir um lugar na Mobil Super Final. “Achei que demorou muito para dar a largada, eu já tinha apertado o push-to-pass e por isso não consegui aproveitar a boa condição que tinha ali até então. Depois, tive problemas nos freios da frente, começou a travar e decidi pensar no campeonato e manter a segunda posição. Na parte final da prova eu acho que meu carro até era mais rápido que o do Burti, mas não dava para arriscar”, declarou o japonês voador.
Marcos Gomes foi o terceiro colocado, subiu na tabela de classificação e afirmou que a prova foi desgastante. “Sem dúvida tive uma corrida muito difícil, como todo mundo deve ter percebido”, disse o piloto que largou da terceira posição, mas teve de batalhar muito para manter o resultado ao final das 31 voltas em Campo Grande. “No começo, meu carro estava saindo muito de frente, então resolvemos trocar apenas os pneus traseiros. Só que o carro ficou inguiável depois disso e os dianteiros começaram a acabar. Fiz o máximo para segurar a posição pensando na Superfinal”, declarou Marquinhos.
Após o pódio, Burti admitiu que correr em Campo Grande é diferente da maioria das pistas do calendário, por conta da preocupação com o desgaste excessivo dos pneus e da sujeira que se forma fora do traçado. “Se você sai um palmo fora do caminho, parece que está em cima de bolinhas de gude. Desde o início eu sabia que o desafio era buscar o acerto para ter um carro constante e equilibrado, além de não poder errar de jeito nenhum”, explicou Burti. Com a vitória, o piloto da Itaipava Racing Team pulou da 13ª para a sexta posição no campeonato, com 41 pontos.
O líder da temporada 2011 da principal categoria do automobilismo brasileiro voltou a ser Thiago Camilo, que em Campo Grande usou a cautela. Ele foi aos 81 pontos e partirá mais tranquilo para a sexta etapa da Stock, dia 3 de julho, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. “Eu fiquei sabendo pelo rádio que o Átila (Abreu, antigo líder) tinha abandonado, então mudou um pouco a minha estratégia. Por isso, preferi não arriscar e administrar a colocação”, contou o novo líder. Átila Abreu (AMG Motorsports) aparece em segundo lugar (71 pontos) mesmo após ter parado por conta da bomba de combustível queimada ainda na terceira volta.

Resultado da 5ª etapa da Stock Car
1º) Luciano Burti, 31 voltas em 47m48s608
2º) Allam Khodair, a 4s059
3º) Marcos Gomes, a 15s448
4º) Thiago Camilo, a 16s197
5º) Felipe Maluhy, a 17s491
6º) Ricardo Maurício, a 17s564
7º) Popó Bueno, a 20s309
8º) Valdeno Brito, a 21s984
9º) Max Wilson, a 24s216
10º) Xandinho Negrão, a 25s013
11º) Duda Pamplona, a 28s401
12º) Giuliano Losacco, a 33s010
13º) Cacá Bueno, a 34s201
14º) Alceu Feldmann, a 34s801
15º) Daniel Serra, a 36s008
16º) Ricardo Zonta, a 40s472
17º) Eduardo Leite, a 43s770
18º) Lico Kaesemodel, a 1m07s770
19º) Tuka Rocha, a 1m08s041
20º) Rodrigo Navarro, a 1m10s128
21º) Nonô Figueiredo, a 1m15s777
22º) Sérgio Jimenez, a 1m18s617
23º) Diego Nunes, a 1m30s064
24º) Alan Hellmeister, a 3 voltas
Não completou 75% (23 voltas)
25º) Denis Navarro, a 10 voltas
26º) Júlio Campos, a 14 voltas
27º) David Muffato, a 14 voltas
28º) Rodrigo Sperafico, a 20 voltas
29º) Átila Abreu, a 28 voltas
30º) Serafim Jr., a 29 voltas
Volta mais rápida: Luciano Burti, 1m26s759 (média: 145,8 km/h), na volta 7