esportes@cascavelnews.com.br

SÃO PAULO – Numa corrida espetacular, o piloto carioca Cacá Bueno, da equipe Eurofarma RC, com Mitsubishi Lancer, faturou hoje, no Autódromo de Interlagos, o título de 2006 na Stock Car V8. Mesmo terminando a prova em oitavo lugar, marcou sete pontos e fechou o campeonato com 256, após três vices consecutivos nas últimas temporadas. A equipe ainda comemorou o vice-campeonato de Antônio Jorge Neto, segundo na etapa, que terminou com 251 pontos, enquanto Hoover Orsi, da Amir Nasr Racing, com Volkswagen Bora, foi o terceiro, 248. No campeonato por equipes, a Eurofarma RC foi a vencedora, com 121 pontos, seguida da AMG Motorsports, com 93, e Amir Nasr Racing, com 92.
O fechamento do ano foi marcado por uma grande festa em São Paulo, reunindo 42 mil pessoas em Interlagos para as três categorias da Stock Car Brasil. O vencedor da 12ª prova foi o veterano Ingo Hoffmann, da AMG Motorsports, com Mitsubishi Lancer, que marcou sua 100ª vitória na carreira e completou as 27 voltas em 46m06s914 (média de 151.37 km/h). A segunda colocação da prova ficou com Antônio Jorge Neto, a 0s210. Completou o pódio o paulista Guto Negrão, da A. Mattheis Motorsports, com Chevrolet Astra, a 1.933.
A briga pelo título da V8, que tinha seis pilotos, começou de forma emocionante, com Hoover Orsi pressionando o pole position Felipe Maluhy. Quarto colocado do grid, Cacá Bueno foi para cima de Rodrigo Sperafico e conseguiu ultrapassá-lo com facilidade. Na terceira volta, Hoover assumiu a ponta, tendo Cacá em segundo e Maluhy em terceiro. Mas foi na quarta volta que o sonho do campeonato terminou para o sul-mato-grossense Hoover. Tocado duas vezes por Cacá, o competidor deixou a disputa prematuramente.
Com a saída de Hoover, Luis Felipe Gama assumiu a liderança, com Cacá em segundo e Maluhy em terceiro. Na 14ª volta, Cacá voltou a ficar na frente e assim se manteve por quatro voltas, mas foi punido, tendo de passar por dentro dos boxes e voltando em nono lugar. A essa altura, os três primeiros da corrida eram Ingo, Guto Negrão e Antônio Jorge Neto, a velha-guarda da Stock. Os concorrentes ao título Thiago Camilo e Giuliano Losacco, na 10ª e 13ª respectivamente, já haviam abandonado a disputa, facilitando o caminho para Cacá. Dos seis que lutavam pelo título, apenas três terminaram a prova: Neto, em segundo; Cacá, em oitavo e Felipe Maluhy, em 13º.
Cacá Bueno chegou ao título da temporada com quatro vitórias: São Paulo (primeira etapa), Campo Grande (terceira), São Paulo (quarta) e Londrina (quinta). Após a conquista, o piloto falou sobre a emoção de ser o campeão. “Todos da equipe merecem esse título. Foi fruto de um bom trabalho de grupo e espero que no próximo ano possa conquistar o bi”, disse. Para o piloto carioca, o campeonato merecia ter um campeão que tivesse conquistado a vitória neste domingo, mas não foi o que aconteceu. “A prova foi bastante tumultuada, com várias batidas e abandonos, mas foi muito emocionante, provando que a experiência sempre vence, como mostrou o Ingo”.
Campeão da Stock Car em 12 temporadas, Ingo Hoffmann fez uma corrida excepcional. “Tivemos momentos críticos durante a prova, mas foi uma disputa bastante divertida. Mesmo preocupado com o Guto e o Neto que estavam atrás, sabia que na junção da subida meu carro era mais rápido”, disse. “Estou contente de ter vencido duas provas no Playoff, de estar aqui competindo com pilotos brilhantes e de ter conquistado a 100ª corrida da minha carreira”, finalizou o piloto, que em 2007 continuará na categoria.

Veja os dez melhores da temporada
1º) Cacá Bueno, com 257 pontos
2º) Antônio Jorge Neto, 251
3º) Hoover Orsi, 248
4º) Felipe Maluhy, 247
5º) Giuliano Losacco, 244
6º) Thiago Camilo, 237
7º) Alceu Feldmann, 235
8º) Guto Negrão, 231
9º) Rodrigo Sperafico, 223
10º) Ricardo Maurício, 216