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A Copa Nextel Stock Car 2007 tem novo líder. O carioca Cacá Bueno, da Eurofarma RC, assumiu a liderança da principal categoria do automobilismo nacional ao vencer a sexta etapa, realizada hoje, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O piloto, com Mitsubishi, cruzou a linha de chegada após as 30 voltas com o tempo de 50m02s703, seguido do paulista Luciano Burti, da Cimed Racing, com Volkswagen, em 50m04s290, e de Enrique Bernoldi, da Biosintética Stock Car, com Volkswagen, 50m08s468. A vitória no Rio Grande do Sul e o abandono de Thiago Camilo, da Vogel Texaco, com Chevrolet após acidente ainda na primeira volta, garantiram ao campeão de 2006 a ponta da tabela, agora com 82 pontos, contra 77 de Camilo e Ricardo Maurício, da Medley/A.Mattheis, com Chevrolet, 73. A volta mais rápida na prova foi de Nono Figueiredo, da Officer Pamplona’s, com Chevrolet. A sétima etapa será disputa em Curitiba, no dia 8 de setembro, sendo a penúltima antes do Playoff.
A sexta etapa teve de tudo. Mesmo com pista seca, ao contrário dos treinos de sexta-feira e sábado, a prova foi recheada de toques, batidas e abandonos. Logo na primeira volta, ao final da reta dos boxes, uma série de toques acabaram provocando a saída do líder Thiago Camilo, que teve de abandonar. A confusão foi tanta, que ao término dos 3530 metros a liderança era de Enrique Bernoldi, que largou na 11ª posição e escapou das batidas e rodadas. Na relargada, após a saída do Safety Car, Bernoldi manteve a ponta até a 20ª volta, quando foi superado por Cacá Bueno, após uma disputa acirrada e bastante limpa. Sem ninguém na frente, o carioca precisou apenas administrar a vantagem para garantir a primeira vitória na temporada 2007 e a liderança do campeonato.
“Foi uma largada complicada. Tomei dois toques e se não tiro o pé seria muito difícil terminar. Após a confusão, esperava ver o Rodrigo Sperafico, que foi o pole, na frente, mas me surpreendi com o Bernoldi. Fiquei atrás dele esperando que ele errasse, o que acabou acontecendo depois de muito trabalho. Aproveitei um descuido na última curava para assumir a ponta e poder abri um pouco”, explicou Cacá Bueno, que não deixou de elogiar a conduta de Bernoldi. “Ele foi muito justo e abriu quando viu que não dava para segurar”, completou.
Cacá também destacou o fato de ter chegada à liderança. “Isso mostra que nossa equipe está no páreo. O campeonato está muito equilibrado, com equipes bem rápidas, mas estamos no caminho certo. A vitória vai renovar a bateria de todo o grupo para a próxima etapa, em Curitiba”, encerrou.
O segundo colocado, Luciano Burti, também destacou a largada confusa. “Tomei pancada de todo lado e com isso fui empurrado e acabei empurrando também outros carros. Eu já estava sofrendo com muita vibração e, depois de uma batida com Khodair, começou a sair até fumaça do carro. Achei que não ia completar a prova”, comentou Burti, que, em 2006, fez pole e liderou a corrida em Santa Cruz do Sul e quebrou a poucas voltas do final. “Fiquei contente com o pódio, mas não compensa a frustração pela corrida de 2006. Vitória é sempre vitória”, conta.
Enrique Bernoldi também, por sua vez, conseguiu seu primeiro pódio no ano de estréia na categoria. O ex-piloto de Fórmula 1. “Ao contrário da maioria, a largada foi boa pra mim.; Consegui escapar da confusão e assumi a ponta depois da curva do “S”. Meu carro estava bom no começo, quando pude manter a ponta, mas acabou se deteriorando no final. O Cacá me passou e de depois o Luciano e, a partir daí, passei a administrar para garantir o terceiro lugar e os pontos para minha equipe”, explicou o paranaense., que não subia em um pódio desde 2004, quando corria na Nissan.

Resultado da 6ª etapa da Stock Car em Santa Cruz do Sul
1º) Cacá Bueno (RJ), 30 voltas em 50m02s703 (média de 126,96 km/h)
2º) Luciano Burti (SP), a 1s586
3º) Enrique Bernoldi (PR), a 5s764
4º) Valdeno Brito (PB), a 8s256
5º) Ricardo Mauricio (SP), a 8s448
6º) Felipe Maluhy (SP), a 8s947
7º) Marcos Gomes (SP), a 9s107
8º) Pedro Gomes (SP), a 9s422
9º) Popó Bueno (RJ), a 10s269
10º) Antonio Jorge Neto (SP), a 10s655
11º) Ricardo Zonta (PR), a 11s377
12º) Duda Pamplona (RJ), a 12s363
13º) Ricardo Sperafico (PR), a 15s932
14º) Guto Negrão (SP), a 16s631
15º) Antonio Pizzonia (AM), a 16s909
16º) Mateus Greipel (SC), a 19s382
17º) Diogo Pachenki (PR), a 20s869
18º) Jose Cordova (PR), a 28s198
19º) Fábio Carreira (SP), a 31s204
20º) Ruben Fontes (GO), a 1 volta
21º) Allam Khodair (SP), a 1 volta
22º) Chico Serra (SP), a 1 volta
23º) Renato Jader (SP), a 1 volta
24º) Thiago Marques (PR), a 7 voltas
25º) David Muffato (PR), a 9 voltas
26º) Christian Conde (SP), a 9 voltas
27º) Alceu Feldmann (PR), a 10 voltas
28º) Ingo Hoffmann (SP), a 10 voltas
29º) Rodrigo Sperafico (PR), a 11 voltas
30º) Nono Figueiredo (SP), a 16 voltas
31º) Juliano Moro (RS), a 16 voltas
32º) Gualter Salles (RJ), a 22 voltas
33º) Daniel Serra (SP), a 23 voltas
34º) Paulo Salustiano (SP), a 23 voltas

Classificação da Stock Car após seis etapas
1º) Cacá Bueno (RJ), com 82 pontos
2º) Thiago Camilo (SP), 77
3º) Ricardo Maurício (SP), 73
4º) Ingo Hoffmann (SP), 51
5º) Felipe Maluhy (SP), 44
6º) Rodrigo Sperafico (PR), 42
7º) Antonio Jorge Neto (SP), 41
Marcos Gomes (SP), 41
9º) Luciano Burti (SP), 38
10º) Valdeno Brito (PB), 37
Daniel Serra (SP), 37
12º) Ruben Fontes (GO), 30
13º) Giuliano Losacco (SP), 26
14º) Tarso Marques (PR), 25
15º) Hoover Orsi (MS), 21
16º) Pedro Gomes (SP), 20
17º) Duda Pamplona (RJ), 18
Paulo Salustiano (SP), 18
19º) Enrique Bernoldi (PR), 17
20º) Allam Khodair (SP), 16
21º) Juliano Moro (RS), 15
22º) Alceu Feldmann (PR), 13
23º) Popó Bueno (RJ), 11
24º) Nono Figueiredo (SP), 10
25º) Thiago Marques (PR), 8
26º) Renato Jader (SP), 7
Chico Serra (SP), 7
28º) Ricardo Zonta (PR), 5
29º) Carlos Alves (SP), 4
Christian Conde (SP), 4
31º) Felipe Gama (SP), 3
Ricardo Sperafico (PR), 3
33º) Guto Negrão (SP), 2
Mateus Greipel (SC), 2
Lico Kaesemodel (PR), 2
36º) Alan Hellmeister (SP), 1
Antonio Pizzonia (AM), com 1 ponto