Últimos a largar, últimos a chegar, os peso-pesados do Dakar finalizam a maior, mais famosa e perigosa competição off-road do mundo. E foi justamente nessa categoria que a Equipe Petrobras Lubrax conseguiu seu melhor resultado na classificação geral, com o caminhão Tatra tripulado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec obtendo a 5ª colocação na soma de tempos.
Hoje, durante a 15ª e última etapa, o trio brasileiro (com o devido tempero tcheco de Mira) foi o sexto mais rápido, precisando de 10m46s para percorrer os 16 km da pista delimitada ao redor do já tradicional Lago Rosa, em Dakar, capital do Senegal. Durante a prova, a equipe acumulou bons resultados, como um 2º lugar na décima etapa, e um 3º lugar na penúltima etapa, ocorrida ontem. André, Maykel e Mira chegaram a ocupar a quarta posição na classificação, estando a menos de 2 minutos do terceiro lugar e conseqüentemente do pódio. Porém, como o próprio André disse, não somos os únicos a vir aqui para vencer. O pessoal sempre andou muito rápido também.
Esse ano, competiram no Dakar nada menos que 85 caminhões, número recorde na prova. Destes, 60 veículos chegaram até o final. O grande vencedor foi o trio holandês liderado por Hans Stacey, que consegue seu primeiro título com uma enorme vantagem de mais de 3 horas para o segundo colocado, o russo Ilgizar Mardeev. Em terceiro lugar, ficou o tcheco Ales Loprais, dono do único caminhão entre os tops a correr com apenas dois tripulantes, no caso ele e o navegador Petr Gilar.
Hoje, o caminhão mais rápido foi o do holandês Arjan Brouwer, com o tempo de 9min39s. Foi a segunda vitória de Brower em etapas no Dakar, e sua tripulação fecha a competição ocupando o oitavo lugar na tabela geral.
Confira a classificação final da categoria Caminhões do Dakar 2007
1º) Hans Stacey/Charly Gotlib/Bernard Der Kinderen (MAN) 54h03m05s
2º) Ilgizar Mardeev/Aydar Belyaev/Eduard Nikolaev (Kamaz), a 3h10m52s
3º) Ales Loprais/Petr Gilar (Tatra), a 4h45m30s
4º) Wulfert Van Ginkel/Willem Tijsterman/Richard De Rooy (Ginaf), a 4h51m10s
5º) André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec (Tatra), a 5h15m57s
6º) Philippe Jacquot/William Alcaraz/Toon Van Genugten (MAN), a 6h00m27s
7º) Sergey Reshetnikov/Andrey Mokeev/Eduard Kupriyanov (Kamaz), a 7h47m42s
8º) Arjan Brouwer/Simon Koetsier/Gerard Van Veenendaal (Ginaf), a 8h27m26s
9º) Teruhito Sugawara/Seiichi Suzuki/Akira Koishizawa (Iveco), a 11h02m42s
10º) Fraz Echter/Detleef Ruf/Edqin Van Dooren (MAN), a 11h10m03s