Quatro Campeonatos Brasileiros de Vela terminaram no final de semana e serviram para apontar algumas das atrações que estarão em ação de 4 a 11 de fevereiro, na Baía de Guanabara, no Rio, para a disputa do Pré-Pan, seletiva para a formação da equipe brasileira para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. André Streppel (Laser), Odile Ginaid (Laser Radial), Bruno Bethlem/Dante Bianchi (Snipe) e Cláudio Bieckark/Gunnar Ficker/Marcelo Silva (Lightning) foram os campeões e estão entre os favoritos da seletiva.
Além da Laser, Laser Radial, Snipe e Lightning, o Pré-Pan terá disputas ainda nas classes J/24, Hobie Cat 16, Sunfish e Winsurfe RS:X (masculino e feminino). Os velejadores nacionais mais bem colocados serão convocados pela Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), organizadora do evento.
Sem a participação de Robert Scheid, tricampeão pan-americano e bicampeão olímpico de Laser, o gaúcho André Streppel foi o destaque do torneio disputado no Lago Paranoá, em Brasília. Ele venceu cinco das 11 regatas. O baiano Mateus Tavares ficou em segundo lugar. Robert abriu mão de competir em Brasília para concentrar-se nos treinamentos para o Pré-Pan.
No Laser Radial, a capixaba Odile Ginaid ganhou sete das nove regatas, também disputadas no Paranoá, mostrando muita técnica. A paulista Adriana Kostiw, campeã do primeiro Pré-Pan, é outra favorita para integrar a equipe brasileira no Rio 2007.
Bruno Bethlem e Dante Biachi conquistaram o bicampeonato no Snipe. Eles somaram 22 pontos perdidos em toda a competição, na Baía de Guanabara. Campeões dos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires e do Pan-Americano de Santo Domingo, eles são os favoritos, mas terão no Pré-Pan novamente a concorrência de Alexandre Paradeda e Pedro Tinoco, vice-campeões brasileiros com 36 pontos.
No Lightning, Cláudio Bieckark, Gunnar Ficker e Marcelo Silva garantiram o título depois de um início muito bom na competição, disputada no Rio Yacht Club, em Niterói. A tripulação ganhou as quatro primeiras regatas, administrando depois a vantagem. A classe terá um reforço no Pré-Pan: o campeão brasileiro e representante olímpico no Finn e integrante do Brasil 1 na Volvo Ocean Race, João Signorini, confirmou participação na classe.