esportes@cascavelnews.com.br

O mês de novembro se aproxima e, com ele, o final da temporada nas categorias do automobilismo mostra quem se destacou durante o ano. Como não poderia deixar de ser, os pilotos brasileiros merecem o devido reconhecimento, e uma premiação se faz necessária. Assim surgiu, em 1997, o Capacete de Ouro, o prêmio anual que caminha para sua 10ª edição, mais tradicional do que nunca, e ainda assim apresentando novidades.
A solenidade de 2006 receberá seu mais numeroso público e prestigiará a maior quantidade de pilotos em dez anos de eventos. Retornando ao Teatro Alfa, no dia 20 de novembro, o Capacete de Ouro terá em torno de mil convidados, que presenciarão uma reunião de grandes nomes do automobilismo nacional, alguns deles concorrendo aos prêmios de melhor do ano em suas categorias. Ao todo, serão cerca de cem contemplados com os capacetes.
As novidades já começam nas categorias contempladas, com a criação da VIP – para pilotos da Trofeo Maserati e Porsche GT3 Cup -, e a fusão de duas outras que agora formam a categoria Truck/Picape. Na Turismo, novas competições foram agregadas, como a Stock Jr. e a Super Clio, recentes no cenário brasileiro. Além destas três citadas, outras 10 se mantêm: Internacional, Fórmula 1, Top, Nacional, Fórmula, Rali, Off-Road, Endurance, Kart e Revelação.
Os três pilotos com maior número de pontos em cada uma das 13 categorias, de acordo com o regulamento de pontuação estabelecido pelo Capacete de Ouro, serão selecionados e submetidos a uma eleição para apontar os vencedores. Esta votação será realizada por mais de 50 jornalistas especializados em automobilismo de todo o Brasil. A última oportunidade para pontuar pelo prêmio será o próximo domingo (29/10).
Outra atração fica por conta dos troféus. Confeccionados pela Inarco, os prêmios aos vencedores serão banhados a ouro, coroando a importância do reconhecimento aos heróis que fazem a alegria do público nos mais variados terrenos. Diversas outras atrações abrilhantarão a cerimônia, como sorteios e atividades interativas, sempre presentes na tradicionalíssima premiação da revista Racing.
O Capacete de Ouro tem patrocínio de Mitsubishi, CBA e Pirelli, com apoio de Teatro Alfa, Inarco e Dimep.