esportes@cascavelnews.com.br

Em uma grande festa ontem à noite, que reuniu cerca de mil convidados entre pilotos, dirigentes, empresários e jornalistas, a Revista Racing entregou o prêmio “Capacete de Ouro” para os melhores pilotos e navegadores do Brasil em 2007. Os vencedores da noite foram Felipe Massa (Fórmula 1), Tony Kanaan (Top), Cacá Bueno (Nacional), Lucas Di Grassi (Internacional), Clemente Faria Júnior (Fórmula), Felipe Giaffone (Truck), César Urnhani (Vip), Rafael Túlio e Gilvan Jablonski (Rali), José Córdova (Turismo), Maurício Neves e Clécio Maestrelli (Off-Road), João Santana e Vitor Genz (Endurance), Dennis Dirani (Kart) e Érik Gasparini (Revelação).
A cerimônia incluiu também uma grande e comovente homenagem à família Fittipaldi, por toda a sua importância e legado ao automobilismo nacional, incluindo a exposição de dois modelos da Copersucar, primeira e única equipe brasileira na Fórmula 1. As quatro gerações da família estiveram representadas pelos pilotos Wilson Jr. e Christian. Felipe Massa também foi lembrado no evento, com uma placa especial e um quadro pintado pelo artista plástico Paulo Solaris, retratando a emocionante e acirrada disputa com o polonês Robert Kubica na última volta do chuvoso GP do Japão de 2007.
O evento mostrou também a incrível dualidade que o automobilismo proporciona. O kartista revelação Érik Gasparini, de apenas 10 anos, declarou que nem imagina como será seu futuro, pretende apenas acelerar e vencer nos karts. Por outro lado, o veterano piloto da Fórmula Truck Pedro Muffato, que com 65 anos já pilotou, produziu e chefiou todo tipo de competição, foi homenageado e teve seus mais de 40 anos de automobilismo devidamente reconhecidos.
Outros três tributos foram prestados durante a noite. No primeiro deles os pilotos Ingo Hoffman, Felipe Massa e Tony Kanaan foram contemplados por seus institutos, envolvidos em diversos projetos sociais. Já Nelson Ângelo Piquet subiu ao palco e recebeu homenagens representando os novos talentos do automobilismo brasileiro. As comemorações se alongaram também a Augusto Cesário, que neste ano completa 30 anos de competições, como piloto e chefe de equipe.
A décima primeira edição do Capacete de Ouro, maior premiação do automobilismo brasileiro, teve o comando de Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil Editora e apresentação de Tavinho Ceschi e Valéria Zopelo. Foram 48 premiados em 13 categorias, que abrangeram os principais campeonatos nacionais e internacionais, onde os vencedores apontados após eleição entre cerca de 80 jornalistas receberam o Capacete de Ouro, os segundos colocados levaram o Capacete de Prata, ficando o Capacete de Bronze para quem terminou em terceiro lugar.

Confira a lista de todos os vencedores da edição 2007 do Capacete de Ouro

Categoria Fórmula 1
1 – Felipe Massa
2 – Rubens Barrichello

Categoria Top
1 – Tony Kanaan
2 – Hélio Castroneves
3 – Bruno Junqueira

Categoria Internacional
1 – Lucas Di Grassi
2 – Raphael Mattos
3 – Diego Nunes

Categoria Nacional
1 – Cacá Bueno
2 – Ricardo Mauricio
3 – Thiago Camilo

Categoria Fórmula
1 – Clemente Faria Jr.
2 – Mario Romancini
3 – Fernando Galera

Categoria Turismo
1 – José Cordova
2 – Thiago Riberi
3 – Geraldo Sermann

Categoria Endurance
1 – João Santana/Victor Genz
2 – Paulo Varassim/Lourenço Varassim/ Fabio Machado
3 – José Hoffig Ramos/Maicon Tumiate

Categoria Vip
1 – César Urnhani
2 – Ricardo Baptista
3 – Renato Cattalini

Categoria Truck
1 – Felipe Giaffone
2 – Roberval Andrade
3 – Wellington Cirino

Categoria Rali
1 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski
2 – Ulysses Bertholdo/Sidney Broering
3 – Fabio Dall’Agnol/Marcelo Dalmut

Categoria Off-Road
1 – Maurício Neves/Clácio Maestreli
2 – Paulo Nobre/Felipe Palmeiro
3 – Felipe Bibas/Emerson Cavassin

Categoria Kart
1 – Dennis Dirani
2 – André Nicastro
3 – Felipe Fraga

Categoria Revelação
1 – Érik Gasparini
2 – Guilherme Silva
3 – Jonathan Louis

Homenageados:
Wilson Fittipaldi Jr., Christian Fittipaldi, Felipe Massa, Tony Kanaan, Ingo Hoffmann, Nelson Ângelo Piquet, Augusto Cesário e Pedro Muffato.

O Capacete de Ouro 2007 tem patrocínio da Mitsubishi e apoio de Teatro Alfa, Inarco e Dimep.