Com expectativa para 30 carros e 20 motos começa domingo, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, as disputas do Campeonato Metropolitano de Automobilismo e da Copa Regional de Motovelocidade. A temporada 2008 terá algumas novidades e uma delas é que toda a disputa acontecerá no período da tarde, a partir das 13 horas. Haverá a cobrança de ingressos nas bilheterias do autódromo, a R$ 2,00, sendo que a metade da renda será doada para o Hospital do Câncer de Londrina.
Quem for ao autódromo verá um grid com carros da categoria Marcas e Speed Fusca. Juntando as duas categorias a disputa fica mais compactada e o que o público quer ver é bastante carro na pista. As provas terão maior emoção, com um grid cheio e em menor espaço de tempo, observou Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de automobilismo (FPrA).
Gatti disse ainda que este ano o Paranaense de Automobilismo terá seis etapas, duas em Curitiba, duas em Londrina e duas em Cascavel e, por isso mesmo, as categorias serão iguais nestas três cidades.
Na categoria Marcas do ano passado o destaque ficou com o quarteto Edicésar Souza Lima, Márcio Imagawa, Jaidson Clei Zini e Adriano Botelho, os quatro primeiros colocados, que durante todo o ano, travaram grandes duelos na pista londrinense, muitas vezes se revezando na liderança do campeonato.
Já na Speed Fusca a situação é diferente. Desde 2005 o domínio é de Antônio Sapia Jr.. Se em 2005 e 2006 ele foi campeão com folga, em 2007 ele teve mais trabalho, pois apareceram bons pilotos como Luis Felipe Preto, José Roberto Hofig Ramos, Enrico Bucci e Orley Souza, que deram trabalho para Sapia no decorrer da disputa.
Visando incrementar ainda mais a disputa, o Automóvel Clube do Café, este ano sob a presidência de Júlio César Saravy, terá novidade durante as baterias de Marcas/Speed. Como cada bateria tem 40 minutos de duração, no vigésimo minuto o ‘safety car’ entrará na pista e os três primeiros colocados naquele instante ganharão bonificação de três, dois e um ponto, respectivamente. Em seguida a prova continuará normalmente com largada em movimento.
calendário completo do Metropolitano de Automobilismo de 2008 é o seguinte: 16 de março, 13 de abril, 25 de maio 15 de junho, 17 de agosto, 7 de setembro, 19 de outubro e 16 de novembro.
MOTOS – O Regional de Motovelocidade também continuará sua disputa juntos com os carros. Para o coordenador do evento, Odair Delefrati, a incerteza ainda é se as motos irão disputar as oito etapas marcada ou apenas a metade. Tudo vai depender do desenrolar das disputas. Ainda não podemos afirmar que vamos participar integralmente do calendário, contou.
Para as duas baterias de domingo, às 13 e 17 horas, a expectativa é para cerca de 20 pilotos, nas categorias 135cc, 250cc e Street Bike. Esta última é para motos acima de 500cc e com pilotos que estão recém-saídos do curso de pilotagem.
As atrações de hoje serão as presenças de Eric Granado, piloto de apenas11 anos e que já é conhecido em Londrina, ele que compete com uma moto de 80cc. Eric vem de ganhar o V Metranik World Festival em Valência, na Espanha, onde fez sucesso na categoria 70cc. Outro convidado de domingo no circuito londrinense é Luca Barros, filho do piloto Alexandre Barros.