CASCAVEL (PR) Cascavel comemora amanhã 63 anos. Entre as festividades está a realização da 28ª edição da tradicional Cascavel de Ouro, única prova de automobilismo no Brasil que premia os vencedores com um troféu em ouro puro. A corrida será sábado, dia 15, com largada às 14 horas e com três horas de duração. Este ano a competição será com a categoria Marcas 1.6. A promoção e organização são do Automóvel Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
A programação de amanhã prevê três treinos cronometrados das 9 às 10h30; das 10h45 às 12h; e das 13h30 às 14h30. Às 14h40, os carros vão para a vistoria dos comissários técnicos e às 15 horas a direção de prova faz a reunião com os pilotos. O treino classificatório, para a definição do grid de largada será dividido em dois grupos. O Grupo 1 treina das 16h às 16h30 e o Grupo 2 das 16h40 às 17h10.
No sábado, a agitação começa cedo. Das 9h30 às 10h será realizado o warm up; às 13h50 será executado o Hino Nacional, já com todos os carros na pista; e às 14h será dada a largada para a prova, que terá três horas de duração. A cerimônia de pódio está marcada para às 17h05.
A Cascavel de Ouro começou a ser disputada em 1967, quando a dupla formada por Rolfo Scherner, de Laranjeiras do Sul, e Bruno Castilho, de Curitiba, conquistaram a vitória pilotando um Simca. Individualmente, o cascavelense Edgar Favarin é o maior vencedor da prova, com seis títulos. A Muffato também tem seis troféus. O veterano Pedro Muffato ganhou três vezes e seu filho David outras três. Mas o mais famoso a ter uma cobrinha de ouro é sua galeria é Nelson Piquet. O tricampeão da Fórmula 1 ganhou a prova de 1976, com um Super Vê.
Campeões da Cascavel de Ouro
1967 – Rodolfo Scherrer/Bruno Castilho (Laranjeiras do Sul/Curitiba), Simca
1970 – Sérgio Valente Withers (Curitiba), Volks Divisão 3
1971 – Pedro Muffato (Cascavel), Puma Spartano
1973 – Francisco Lameirão (São Paulo), Avallone
1974 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone
1975 – Pedro Muffato (Cascavel), Avallone
1976 – Nelson Piquet (Brasília), Super Vê
1980 – Marcos da Silva Ramos (Curitiba), Chevette
1982 – Aroldo Bauermann (Porto Alegre), Fórmula 2
1983 – Edgar Favarin (Cascavel), Fusca
1984 – Cláudio Erbano (Curitiba), Passat
1985 – Saul Mário Caus (Cascavel), Opala
1986 – Dilso Sperafico (Toledo), Hot-Fusca
1987 – Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Dodge
1988 – Ruy Chemin (Cascavel), Dodge
1989 – Marcos Corso (Curitiba), Passat
1990 – Edgar Favarin/Clênio Faust (Cascavel/Francisco Beltrão), Passat
1991 – Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), Hot Fusca
Flávio Trindade/Beto Richa (Curitiba), Força Livre
Jair Bana (Curitiba), Speed
Gilnei Faoro/Dimas Moreira (Cascavel), Hot Dodge
Mauro Luiz Turcatel/André Costi Filho (Cascavel), Maverick
1992 – Constantino Júnior (Brasília), March-Honda Fórmula 3
1993 – Cláudio Girotto/Lourenço Barbatto (São Paulo), Aldee
1994 – Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall (Cascavel/Cascavel/Curitiba), Aldee
1996 – Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss (Cascavel/Curitiba), Gol
1997 – Valmor Emílio Weiss/Antônio Espolador (Curitiba), Gol
2003 – Flávio Poersch/Aloysio Ludwig Neto (Cascavel), Voyage
2004 – David Muffato/Ruy Chemin (Cascavel), Escort
2005 – Edgar Favarin/Flavio Poersch (Cascavel), Escort
2012 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio (São Paulo), Mercedes-Benz SLS