esportes@cascavelnews.com.br

Foram três semanas de preparativos e treinos intensos. Agora, é colocar em prática tudo o que foi passado pela comissão técnica e mostrar serviço em quadra. A equipe de vôlei feminino de Cascavel/São José/Caio tem o seu primeiro compromisso na Superliga feminina Série B amanhã contra a equipe paulista de Bauru. A partida acontece às 19h30, no ginásio Sérgio Mauro Festugatto, em Cascavel, com entrada franca.
O supervisor Ladir Salvi fez um convite especial à torcida cascavelense para incentivar o time contra um adversário que um dos favoritos ao título da Superliga B. “O time de Bauru tem um orçamento bem maior que o nosso. É um time forte, venceu Leme, que também disputa a Superliga B, por 3 sets a 0 em um amistoso. É o time favorito. Mas me recordo que, quando participamos da Superliga principal, em 1999, tivemos a segunda melhor média de público da competição. Contamos, mais uma vez com o apoio dessa torcida para conquistar a vitória. Somos, ao lado de Brasília, a equipe com menor orçamento da Superliga B, mas estou certo que vamos brigar de igual para igual com os demais times e buscar esse título que nos colocará na Superliga A na próxima temporada”, disse ele.
A EQUIPE – O grupo de atletas de Cascavel/São José/Caio é bastante jovem. Várias atletas vão ingressar pela primeira vez em uma competição nacional. A ponteira cascavelense Letícia fala de sua ansiedade para o primeiro jogo na Superliga B. “Eu tenho uma expectativa muito boa, até porque, a estreia sempre deixa aquele friozinho na barriga. Mas a equipe está em um ritmo bom e tenho certeza que bateremos de igual para igual com Bauru”, disse.
Passar tranquilidade para as jogadoras mais jovens é missão das atletas mais experientes. Casos da levantadora Patrícia e da ponteira Tamiris. As duas fizeram parte do time de Ponta Grossa que foi vice-campeão paranaense adulto no ano passado e têm passagens por equipes de outros Estados. Patrícia, que tem 30 anos, é a jogadora mais velha e em 2013 foi eleita a melhor levantadora da competição. “Nossa função é dar conselhos, passar a nossa experiência para as mais jovens dentro de quadra. A gente vê elas querendo aparecer e isso é bom”, disse Pat.
Tamiris tem uma passagem pela Superliga Série A e defendeu o Mackenzie, de Minas Gerais, na temporada de 2009. Ela conhece o time de Bauru, primeiro adversário da equipe paranaense. “É um time com ponteiras decisivas e com boa estrutura”, resume ela.
A comissão técnica, composta por Fernando Bonatto, Luciano Ferreira e Alexsandro Paiva, deve definir o time que entra em quadra no treino hoje, marcado para as 16h30. Mas a estruturação da equipe é uma preocupação do técnico Fernando Bonatto desde o início dos treinamentos. “Tenho pensado nisso desde o primeiro dia de trabalho. E sempre tive uma ideia da formação ideal. Mas vamos decidir isso hoje com a comissão técnica”, comentou ele. Esta semana, os treinamentos foram conduzidos por Luciano e Alexsandro, já que Bonatto esteve em Saquarema (RJ) onde integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira Infantil feminina, para um período de treinamentos com as jovens atletas do País.

O grupo de jogadoras de Cascavel/São José/Caio para a Superliga B
Levantadoras: Patrícia, Cibele e Anna Micaela
Centrais: Jéssica, Gabriela e Maiara
Opostas: Renata e Maria Gabriela
Ponteiras: Carla, Tamires, Letícia, Bárbara e Liciê
Líberos: Ariele, Bruna e Nathália
Comissão técnica
Técnico: Fernando Bonatto
Auxiliares técnicos: Luciano Ferreira e Alex Paiva
Auxiliares de estrutura: Rafael Decker e Lucas Figueira
Supervisão e coordenação: Ladir Salvi