esportes@cascavelnews.com.br

QUATRO PONTES – A rivalidade entre Toledo e Cascavel está restrita apenas aos clássicos da soja no futebol e no futsal. No judô, a situação é totalmente oposta. Os faixas pretas Petrus Nogueira (100kg) e Jorge Andrade (81 kg) e o faixa marrom Mateus Trigo (90kg) são cascavelenses, mas a partir deste ano vão defender o judô de Toledo em várias competições, segundo informou o técnico Ricardo Santos.
Os três atletas fazem parte da Associação de Judô Ricardo Santos/Marista e estréiam as cores de Toledo no domingo, no Campeonato Paranaense dos faixas Marrom e Pretas, que acontece no ginásio do Complexo Escolar, na cidade de Quatro Pontes.
Jorge e Petrus, que são da categoria sênior e Matheus, que está no primeiro ano de júnior também são bem cotados a medalhas na seletiva estadual que vai apontar os classificados ao Sul – brasileiro. A meta segundo técnico, é buscar vagas no Brasileiro com os três atletas. “São atletas de muita qualidade técnica e estão se esforçando para garantir as metas que traçaram no início do ano”, frisou Santos.
O Estadual em Quatro Pontes também marca a estréia do judoca Hayden dos Santos, repatriado para Toledo, depois de uma temporada no Minas Tênis Clube. O faixa preta vai lutar na categoria meio leve até 66 kg e é forte candidato ao título estadual.
O primeiro Estadual de 2009 terá a participação de 22 atletas de Toledo e outros de várias cidades paranaenses. São eles: Hayden dos Santos Batista, Jorge Andrade Waltercamp, Petrus Nogueira, Mateus Trigo, Débora Ferreira, Biana Bortoti, Renata Zavate Vidal, Delair Alves Ferreira, Andressa Vanzzo, Ana Heloisa Venzel, Roger José Bach, Pedro Refosco, Jhonathan M. Rech , Matheus Johann, Marcos Cavalca, Matheus Barp, Marcos Romagna, Gustavo Florêncio e Silva, Pablo Alexandre Hilbig, Guilherme da Rocha Ferreira, Oscar Rogerio Piranha e Márcio Bertolin Pimentel.

NOVOS ÁRBITROS – O Seminário Estadual de Arbitragem que será aberto sábado em Quatro Pontes contará com 21 atletas de Toledo.
A participação em arbitragem nas competições de judô é um dos fatores que contribui para aumentar a pontuações junto a Federação, para quem pretende mudar de grau (Dans). Dessa forma, o técnico Ricardo Santos justifica o bom número de toledanos no curso. “Essa participação é fundamental para quem quer crescer no judô e também aumenta a experiência”, explica.
A formação dos árbitros também supre uma necessidade de Toledo. Até hoje a cidade possui apenas oficiais técnicos, mas nenhum árbitro.