Os municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha serão palco de mais uma edição do tradicional Rali das Praias. A prova de regularidade é disputada desde 1970 e leva o título de competição automobilística com o maior número de edições em todo o país, superando até mesmo corridas como as Mil Milhas em São Paulo.
A prova, que tem largada marcada para às 11 de amanhã, na beira da praia de Atlântida Sul, marca também a abertura do Campeonato Gaúcho de Rali de Regularidade.
Uma dupla de Erechim estará disputando a prova. Cassandro Maloz e Vinicius Anziliero (Munaretto Mecânica e Chapeação/Posto Longo e Filhos/D’ Inox-Sul) viajaram hoje para tentar a primeira vitória do ano na categoria Turismo, eles que pretendem correr toda a temporada de 2008.
A categoria utiliza equipamento de navegação de metro em metro e calculadora programável, sendo proibido o uso de equipamento integrado.
A temporada terá ainda outras duas etapas em Passo Fundo, duas em Nova Prata, uma em Caxias e outra em Erechim, no mês de setembro. Cassandro e Vinicius começaram a competir juntos em 2003. Foram campeões do Citadino e do Regional de Rali de Regularidade daquele ano e também depois em 2004.
No ano seguinte a dupla disputou quatro etapas do Campeonato Gaúcho conquistando duas vitórias, um segundo e outro quinto lugar. Os dois já disputaram provas de rali velocidade, mas em duplas diferentes.
Antes da prova ainda temos que fazer a aferição e também conhecer um pouco melhor o terreno por onde iremos passar, que é completamente da nossa região, em Erechim, destaca o piloto Cassandro Maloz.
A previsão é de mais de 40 carros no grid. A novidade é a presença significativa de pilotos na categoria estreante. O diretor de prova, Fernando Milano, diz que um dos diferenciais do Rali das Praias, é a possibilidade do piloto e navegador enfrentarem terrenos muitos variados. O trecho passa por locais com terra, areia, pedra, barro e grama. Tudo isso numa prova só, disse.
Na edição do ano passado a dupla de Passo Fundo Marcus Matzembacher e Daniel Lê venceu a corrida com o Gol número 222. Ari Peruzzo e Rogério Colla com um Gol de Nova Prata chegaram na segunda colocação. O terceiro posto ficou com a dupla de Porto Alegre Fernando Mello e Fernando Maciel com um Peugeot 206.