esportes@cascavelnews.com.br

Com cerca de 60 pilotos e bom público, o Autódromo Cavalo de Aço foi o palco da abertura da temporada 2009 do Automobilismo Catarinense ontem.
O tempo frio e parcialmente nublado de domingo esquentou dentro e fora da pista na primeira etapa do Catarinense de Automobilismo. Com a pista em excelentes condições as disputas foram constantes durante as quatro baterias das cinco categorias do catarinense. Os pilotos que largaram na frente conseguiram segurar a posição e venceram em suas categorias.
A Marcas N, com 20 inscritos, o maior grid do final de semana, teve como vencedor Gustavo Ely que largou na pole e conseguiu manter a ponto até o final. Em segundo chegou Josias Esmério, mas acabou desclassificado, pois não obedeceu a bandeira de Box quando as luzes de freio de seu carro permaneciam constantemente acesas. Com isso,Juliano Bassani assumiu a segunda colocação e Samuel Daucher a terceira.
Na Marcas A e B que andaram juntas, Walter Schmidtz Neto estreante na categoria A saiu na pole e liderou a bateria de 30 minutos. Em segundo finalizou Leopoldo Mees Neto que largando da sétima colocação fez uma prova de recuperação com ultrapassagens que levantaram o público. Cláudio Simão chegou em terceiro. Na Marcas B, outro estreante na categoria, Davi Dal Pizzol também andou bem e conquistou a pole e venceu a bateria com Adailton Hammes em segundo e Dilmar Gottchfski em terceiro.
Na Stock Car Omega Marco Garcia largou na pole e venceu sem ser importunado . A briga ficou entre Beto Pruner, segundo e Mauricio Reuter terceiro, que durante os 25 minutos da bateria não se separaram. Já na Stock Car Opala, Decio Simão, que também saiu na pole venceu com cinco segundos de vantagem para Cesar Barp que no início ainda fez pressão mas o melhor acerto de Simão o fez imprimir um ritmo mais forte. Na terceira colocação finalizou Elton Sewald.
A segunda etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo está marcada para os dias 14 e 15 de março em São Bento do Sul, no Autódromo Rio Represo.
O Campeonato Catarinense de Automobilismo é uma promoção da Mrcom, supervisão da Fauesc e patrocínio de Senior Sistemas, JK Pneus, Bridgestone, TSW Frenar Freios, Top Line, Scherer, Sabó e Tecfil, com apoio de Hotel Termas do Gravatal, Solucar e Governo do Estado de SC, através do Fundesporte.