esportes@cascavelnews.com.br

Dois pilotos de Santa Catarina, Leandro Vieira e Ivo Sehn Neto, já estão em Portugal para a primeira etapa do Mundial de Freeride ( Jet Ski nas ondas) que será realizado neste final de semana (14 e 15 de abril ) em Portugal.
A praia de Supertubos, em Peniche, Portugal, já está com a estrutura montada para receber os melhores pilotos do mundo para a abertura do Campeonato Mundial. Ao todo são esperados cerca de 35 pilotos oriundos de Portugal, França, Itália, Espanha, Brasil e Estados Unidos entre outros países, divididos em duas categorias: Stand Up , para jet em pé e Sit Down , para piloto sentado.
A delegação brasileira é composta por quatro pilotos , dois catarinenses, um paulista e um baiano. Os catarinenses são : Ivo Sehn Neto (Latex Foam do Brasil/By Dente/Pousada Ilha do Papagaio) e Leandro Vieira( Madeireira Baia Sul).
Em 2005 Ivo venceu a etapa portuguesa mas uma lesão acabou prejudicando o catarinense que finalizou o mundial como vice -campeão. “Quero iniciar e finalizar bem esse campeonato. Fiquei fora ano passado para me recuperar e só participei da última etapa no Brasil”, explicou Ivo.
Já Leandro Vieira será o único brasileiro que disputará nas duas categorias.
“Sempre andei no jet sentado e na prova do Brasil ano passado participei das duas. Ainda estou me adaptando ao stand up, mas acredito que irei bem nas duas categorias”, comentou Leandro. Apenas Leandro e mais um piloto Francês disputam em duas categorias.
Para o brasileiro Marcelo Brandão, presidente da IFWA (entidade internacional que rege o Freeride esta será “uma das maiores delegações que o Brasil já teve. Além dos quatro pilotos também estão acompanhando um médico e dois mecânicos. O esporte está em crescimento mundial e vamos sediar em Santa Catarina a quinta e última etapa do Mundial”, explicou Marcelo.
As baterias, três classificatórias por categoria , serão realizadas na sexta e sábado. Os melhores classificados vão para as finais no domingo.