A Confederação Brasileira de Automobilismo divulgou hoje o regulamento do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que será disputado em novembro, no Paraná. Aberto a veículos fabricados no Mercosul, equipados com motores de até 1.600 cm³ e com produção mínima de mil veículos em doze meses consecutivos, o certame privilegia os concorrentes que disputam os campeonatos regionais de turismo e que tem suas maiores forças nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A disputa do título em quatro provas disputadas no mesmo fim de semana e num autódromo relativamente equidistante das maiores praças da categoria são fatores que confirmam a preocupação maior da CBA em respeitar as limitações econômicas dos praticantes, como explica Cleyton Pinteiro, o presidente da entidade:
Desde nossa campanha defendemos a revitalização das categorias de base, o que inclui as competições regionais de turismo. Para transformar palavras em atos criamos um Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos onde priorizamos os interesses dos competidores.
Além de realizar o campeonato num estado central em relação às principais praças da categoria, Pinteiro explicou que todos os benefícios econômicos obtidos com fornecedores e parceiros desse campeonato serão revertidos para os competidores. Para Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), o regulamento técnico foi baseado nos utilizados nos campeonatos do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e seu conteúdo já está disponível através no site da CBA, www.cba.org.br.
O local e a programação básica do evento deverão ser anunciados em breve, seguindo o formato de treinos livres e classificação na sexta-feira, duas provas no sábado e duas provas no domingo. Cada carro poderá ser conduzido por apenas um piloto e será permitido o descarte de um resultado das quatro provas.