esportes@cascavelnews.com.br

Saiu na última sexta-feira o adendo que os pilotos da Stock Car tanto esperavam. O documento, emitido pela CBA, explica como será o formato de disputa do campeonato a partir da próxima etapa, quando começa o playoff, com dez pilotos disputando o título nas quatro últimas corridas. Os classificados para a decisão tiveram seus números zerados e substituídos por uma quantidade maior de pontos, de acordo com a posição alcançada após a oitava etapa. O primeiro colocado recebeu 225 pontos, o segundo 220, o terceiro 216 e assim por diante até o décimo lugar. É deste jeito que eles começam a briga pela taça.
Para quem não garantiu vaga na decisão, não muda absolutamente nada. Eles seguem como estão na tabela de classificação. A atribuição de pontos nas corridas também continua igual para todos. Ou seja, o critério será o mesmo das provas anteriores, sem distinção entre os participantes do playoff e os demais concorrentes. A única diferença é o objetivo de cada grupo dentro do campeonato. Enquanto os finalistas podem sonhar com o título, os demais sabem que não vão além de um 11º lugar na tabela de classificação, independentemente dos resultados conquistados no fim do ano.
Apesar da constatação pouco animadora, sobra motivação entre os pilotos que estão fora da briga pelo título. E neste grupo estão nomes fortes como Pedro Gomes, David Muffatto, Duda Pamplona, Ingo Hoffmann, Luciano Burti e os dois últimos vencedores, Chico Serra e o goiano Ruben Fontes. “Foi uma pena ter ficado fora do playoff, mas agora é seguir em frente com o objetivo de conquistar os melhores resultados possíveis nesta fase final, de preferência com mais uma vitória”, analisa Ruben Fontes, piloto da equipe Neosoro JF Racing, que ganhou a etapa de Santa Cruz do Sul.
O que deixa Ruben Fontes ainda mais empolgado para as quatro últimas corridas do ano é seu retrospecto nas pistas que encerram o calendário. Foi na pista de Tarumã (RS), que recebe a próxima etapa no dia 15 de outubro, que ele ganhou pela primeira vez na Stock Car, no ano passado. “Tenho certeza que estaremos brigando pelas primeiras posições mesmo fora do playoff. Quero tentar vencer de novo em Tarumã e sei que os outros circuitos também são bons para nós”, revela o piloto, que em 2005 fez boas apresentações em Buenos Aires, Rio de Janeiro e Interlagos, as pistas que fecham a temporada.

Confira como fica agora a classificação da Stock Car após 8 etapas
1º) Cacá Bueno, com 225 pontos
2º) Hoover Orsi, 220
3º) Thiago Camilo, 216
4º) Rodrigo Sperafico, 214
5º) Giuliano Losacco, 212
6º) Felipe Maluhy, 210
7º) Alceu Feldmann, 209
8º) Antonio Jorge Neto, 208
9º) Ricardo Maurício, 207
10º) Guto Negrão, 206
11º) Pedro Gomes, 44
12º) Ruben Fontes, 41
13º) Popó Bueno, 41
14º) Chico Serra, com 39 pontos