esportes@cascavelnews.com.br

Comissários desportivos e secretárias de provas de 18 federações de automobilismo participam neste fim de semana, na sede da entidade, do I Simpósio Técnico Desportivo para unificação de Normas e Procedimentos.
Segundo o presidente Cleyton Pinteiro, o conteúdo desse seminário é baseado no caderno de encargos desenvolvido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) na F1 e atualmente adotado em todos os campeonatos mundiais: “Nos anos 1990 a FIA desenvolveu na F1 o cahier des charges para estabelecer um padrão de qualidade e operações, projeto que se revelou eficiente a ponto de ser implantado em praticamente todas as categorias de nível internacional. Após analisarmos seu conteúdo exaustivamente estamos prontos para implementá-lo no automobilismo brasileiro”.
Para Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional e Diretor de Competições da CBA, os objetivos do curso deverão ser atingidos em curto espaço de tempo e em breve os promotores de competições receberão o mesmo treinamento. Segundo ele, o projeto foi desenvolvido e aprimorado por cerca de seis meses: “Nós estudamos o programa da FIA e o adaptamos à realidade do País usando a Stock Car como referência. Esperamos que em muito breve todas as operações envolvidas na realização de uma competição no Brasil, seja ela de qualquer categoria, estejam claras para todos os envolvidos nesses eventos e, com isso, garantir que uma decisão tomada em uma determinada categoria seja a mesma em qualquer pista e qualquer modalidade”.
A duração do simpósio é de dois dias e o investimento desse curso foi feito pela CBA – que arca com a hospedagem e alimentação dos participantes no Rio de Janeiro – e das federações participantes, responsáveis pelo transporte de seus representantes.