esportes@cascavelnews.com.br

A temporada 2016 do Campeonato Cearense de Motovelocidade, a Copa Sol de Motovelocidade, reunindo competidores de vários estados do Nordeste em categorias que vão das 125cc a 1000cc.
A programação de pista no Autódromo Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) tem início na manhã do sábado, quando acontecem os treinos livres. À tarde serão disputados os treinos classificatórios para a formação do grid de largada das corridas do domingo.
A principal categoria da Copa Sol é das motos de 1000cc. O ronco forte dos motores ecoa por todo o circuito, completando o clima para o público que reage com entusiasmo quando essas máquinas rasgam a reta da pista Virgílio Távora a mais de 200 km/h. A Copa Sol ­ 1000cc chama atenção por ter as motos mais velozes da competição, que entram na pista com preparação livre, o que faz com que às máquinas proporcionem boas disputas em alta velocidade na reta e nas curvas que costumam por em prova a perícia dos pilotos.
Para Roberto Ito, presidente da Federação de Motociclismo do Estado do Ceará (FMC), a competição coloca o Ceará em lugar de destaque no motociclismo brasileiro. Ele destaca a seriedade com que os envolvidos na organização da Copa Sol de Motovelocidade tem demonstrado para fazer o evento acontecer.
“Esse ano de 2016 é um ano atípico para todos os esporte, e o esporte motor sofre com a diminuição das verbas para patrocínio, por isso é de se tirar o chapéu para toda a turma que está organizando a Copa Sol. Fazer um evento regional recebendo pilotos de outros estados mostra que temos um público sedento por competições. O nosso autódromo foi recentemente homologado (clique aqui para ler a matéria sobre o tema) pela Confederação Brasileira de Motociclismo, e precisamos ocupá-lo. Espero que o público responda ao chamamento porque vai ser um show de emoção e velocidade. Não poderia deixar de falar nas categorias de base, as das motos de 125cc, 150cc, 250cc, e 300cc que são as responsáveis por formar os pilotos das categorias mais velozes. Não poderia deixar de citar as empresas que estão nos apoiando nesse evento, que são a SIMMS, Pirelli, Magazine Pneus, Prefeitura do Eusébio, Primeiro Plano, Rabelo, SonoBom Colchões, WM Wirelink e o portal Carros e Corridas”, afirmou Roberto Ito.
OUTRAS CATEGORIAS – As categorias 125cc e 160cc são consideradas categorias escolas. Atualmente a categoria de 125 cc é a mais antiga em atividade no Nordeste. Já são 28 anos da sua primeira etapa. Na categoria Multimarcas podem participar motocicletas de 250cc, 300cc e 320cc de de vários fabricantes com preparação específica de cada cilindrada.
Na Copa Sol ­ 600cc multimarca, participam motos de vários fabricantes como ZX­6R, CBR 600RR, Yamaha R6, Triumph 675. A categoria é voltada para pilotos com mais experiência nas pistas e também conforme o regulamento é para formação e desenvolvimento. Qualquer piloto com mais de 16 anos pode participar contanto que tenha participado de categorias menores por pelo menos um ano.Fast 1000 GP
Também acontece o primeiro Campeonato Cearense de Motos Custon. As motos que participam são: Harley Davidson, Honda, Yamaha; Suzuki; Kawasaki em duas categorias. A categoria A conta com­ motocicletas Custon com altura mínima do solo de 10,5mm a 13,1mm, na B ­participam as motocicletas Custon com altura mínima do solo de 13,5mm a 14,8mm.
Outra novidade é a categoria Naked destinada a motos com cilindradas igual ou superior a 600cc, que competem sem carenagem. Este tipo de categoria é comum em campeonatos regionais fora do Brasil.