esportes@cascavelnews.com.br

Competir em um rali requer, acima de tudo, uma grande vontade de superar desafios e em 2020, no ano em que completa 30 anos de atividade, o Campeonato Cearense de Rali também teve de transpor vários obstáculos em um ano marcado por uma pandemia, sendo o primeiro rali do país a voltar à atividade com apoio das autoridades de saúde, sendo referência para a realização de competições de rali durante a pandemia da Covid-19 em todo o país.

Mas para uma competição que nunca deixou de ser realizada desde 1990, reinventar-se e manter as provas cumprindo os rígidos controles de biossegurança foi mais uma comprovação de que “o rali mais arretado do Brasil” é feito por pessoas abnegadas e compromissadas em oferecer uma competição de elevado nível técnico.

Assim, o certame chega à sua quarta e última etapa do ano com recorde de inscritos que seguirão um protocolo de biossegurança a o qual contou com o briefing on-line por meio das plataformas digitais da competição para evitar aglomeração.

A largada, que será realizada neste sábado (28), em Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza, localizado a 30 quilômetros da capital cearense, também seguirá normas rígidas a começar pela partida dos competidores que seguirá a largada em sistema “drive thru”.

Para isso, foi montado um parque desportivo em formato de drive thru para a entrega de GPS, e local onde será instalado o relógio oficial da prova. Os acessos serão controlados para a entrada exclusiva de pessoal da organização, colaboradores do evento e os veículos que participarão da competição. Não haverá a presença de expectadores e todos deverão ter sua temperatura corporal medida antes de adentrar no parque. Aquele cuja temperatura seja superior a 37,5ºC não vai participar da competição nem ter sua entrada permitida no parque da largada.

O Campeonato Cearense de Rali é promovido pela Associação Cearense de Pilotos e Navegadores (ACPN) que tem buscado ratificar a competição como uma das mais bem organizadas e técnicas de todo o país englobando carros, motos, quadriciclos e UTV’s.

A chegada dos competidores será no bar e restaurante Chico do Caranguejo Premium, onde realizar-se-á a premiação dos campeões também cercada de cuidados.

Todos os presentes terão de usar, obrigatoriamente máscara e a proteção facial (face Shields) que será fornecido pela ACPN e a acomodação nas mesas obedecerá ao distanciamento determinado pelas normas das autoridades de saúde. Outra iniciativa visando evitar o contágio da Covid-19 é a proibição de convidados na premiação, restrita aos participantes, os quais não poderão levar (no caso dos carros) acompanhantes.

A quarta e última etapa do Cearense de Rali também será marcada pela inovação. Como parte das festividades dos 30 anos certame ininterrupto, duas categorias especiais foram criadas a Categoria Grupo Off Road para pilotos que nunca participaram de uma prova de rali de regularidade, sendo que um dos competidores deverá ser participante de grupo off road (30 vagas gratuitas) e a Categoria Dinossauros para competidores convidados que fizeram parte da história do Campeonato Cearense de Rali. As categorias regulares são: Carros 4×4 Elite (competidores com filiação CBA Master e Graduado); Carros 4×4 – Turismo e Estreante; Moto Rali; Quadriciclos e UTV Graduado.

A Largada acontece às 8h, em Aquiraz e a chegada a partir das 14h em Fortaleza.

Neste ano, o Campeonato Cearense de Rally completa 30 anos de atividades ininterruptas, algo inédito em todo o país e conta com o patrocínio da Expertire, Allloc, Governo do Estado.

Apoio: Lobsomens Rally Team; Piocerá; Rally Auto Center; Formetal; MS Serviços; Denim1; CREPH; Nossa Cópia. A2M Soluções Empresariais e Guia Corretora de Seguros.

O Cearense de Rally é promovido pela Associação Cearense de Pilotos e Navegadores (ACPN) e conta com a supervisão da Federação Cearense de Automobilismo (FCA) e da Federação de Motociclismo do Estado do Ceará (FMC).